Primeiro Lynx modernizado da Marinha Portuguesa |
A primeira célula modernizada (19204) realizou o voo inaugural já a 14 de Fevereiro de 2020 em Yeovil, a partir das instalações da Leonardo, estando a entrega prevista para o final de Setembro, o que não viria a no entanto a concretizar-se. Segundo informações prestadas pela Marinha, as razões do adiamento prendem-se os efeitos decorrentes da pandemia de Covid-19.
A avaliação do helicóptero está agora marcada para Dezembro de 2020, como parte da certificação do modelo. Os pilotos devem finalizar o treino no início do mesmo mês.
A Leonardo recebeu um contrato de 69M EUR em Julho de 2016 para modernizar as cinco aeronaves Super Lynx Mk.95 da Marinha Portuguesa. A quinta e última célula foi entregue à Leonardo em Junho de 2020 e de acordo com a programação atual, a entrega de todos os cinco helicópteros modernizados está prevista decorrer durante 2021.
O pacote de modernizações inclui modificação estrutural decorrente da instalação dos novos motores LHTEC CTS800-4N em substituição dos Rolls Royce Gem 42, sistemas de ajudas e navegação, substituição do painel de instrumentos por um glass cockpit com três ecrãs multifunções, novo guincho de salvamento hidráulico e sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
Sem comentários:
Enviar um comentário