C-130H Hercules na OGMA Foto: OGMA |
Apesar de estar previsto ser retirada de serviço da Esquadra 501 até 2027, sendo substituída gradualmente pelos KC-390 Millennium a receber a partir de 2023, a frota C-130 irá receber uma atualização dos sistemas de navegação e comunicações, de modo a preencher os requisitos Single European Sky Air Traffic Management Research (SESAR).
A OGMA foi encarregue de executar o projeto de integração de todos os sistemas da aeronave, fabricar os componentes estruturais e cablagens para a “instalação dos equipamentos”, bem como realizar “a modificação das aeronaves, efetuar a certificação do projeto face aos requisitos da Autoridade Aeronáutica Nacional Militar e a qualificação do mesmo face aos requisitos operacionais e logísticos da FAP”. Segundo comunicado da OGMA em 2019, deverá ainda realizar a “atualização das publicações técnicas de operação e manutenção da aeronave, fornecendo treino de operacional às tripulações de voo e treino de manutenção a técnicos da FAP”.Glass cockpit Flight2 da Collins Aerospace Imagem: Collins Aerospace |
A face mais visível desta modernização consta de um glass cockpit Flight2 da Collins Aerospace, que proporciona compatibilidade com a aviação civil. Inclui, entre outras funcionalidades, novos ecrãs primários e um sistema de gestão de navegação e voo com software que permite ponto ótimo de largada de cargas computorizado. O Flight2 permite ainda personalizar os sistemas, de acordo com as exigências da missão, ou ajuste às condições locais de CNS/ATS (Comunicações e Navegação/ Controlo de Tráfego Aéreo).
Sem comentários:
Enviar um comentário