Gomes Cravinho assinando o livro de honra na Base Aérea nº86. Em fundo o F-16AM ex-FAP 15122 Foto: MDN |
O ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho esteve em visita oficial à Roménia esta manhã, onde teve oportunidade de visitar a Base Aérea nº 86 em Borcea, no sudoeste do país, onde estão baseados os F-16 vendidos por Portugal.
Gomes Cravinho e o Gen. Nicolae–Ionel Ciucă entre outras individualidades Foto: MDN |
Em conferência de imprensa no final da visita oficial, Gomes Cravinho adiantou que o quinto e último F-16 do segundo contrato de alienação, será entregue à Força Aérea Romena em Abril de 2021, acrescentando no entanto que a cooperação em termos de apoio técnico e formação de pessoal, tanto em Portugal, como na Roménia, terminará apenas em 2023.
Já o ministro da Defesa romeno Gen. Nicolae–Ionel Ciucă informou que “está em análise a possibilidade de aquisição de uma segunda esquadra de F-16 num futuro imediato”. Segundo Ciucă, na mesma conferência de imprensa, ainda não se sabe neste momento a proveniência dos aviões, estando a ser identificada a disponibilidade de vendedores, sendo no entanto claro que se trata de células em segunda mão. Estes aviões deverão também ser interoperáveis com a frota já ao serviço da Roménia.
A totalidade da frota de 17 F-16 MLU adquirida a Portugal, irá entretanto receber uma modernização no valor de 175,4M USD, recentemente aprovada pelos EUA. Apesar de no documento de aprovação da venda pelo Congresso dos EUA, referir que o principal adjudicatário será a Lockheed Martin, os trabalhos deverão ser realizados na Roménia pela Aerostar, com o apoio técnico de portugueses e americanos.
Actividade aérea em Borcea durante a visita dos ministros da Defesa português e romeno Foto: MDN |
O pacote de modernizações inclui a elevação das aeronaves recebidas de Portugal no padrão M5.2 para o M6.XR, com modernização de aviónicos, software, equipamento de comunicações, ajudas de navegação e cockpit. Inclui 8 LN-260 Global Positioning System (GPS); 19 Multifunctional Information Distribution System Joint Tactical Radio Systems (MIDS JTRS); AN/APX-126 Advanced Identification Friend or Foe (AIFF); Radios ARC-210; Aplicações criptográficas KIV-78; outras comunicações seguras, navegação e dispositivos de criptografia; Software Joint Mission Planning System (JMPS); pequenas modificações das aeronaves, integração e suporte de teste, equipamento de suporte, software e suporte de software; treino de pessoal; peças sobressalentes e de reparação; publicações e documentação técnica; serviços de apoio técnico e logístico, de engenharia do Governo e adjudicatários estadunidenses; outros elementos relacionados com apoio logístico e do programa.
MiG-21 LanceR da FA Romena Imagem de arquivo |
A frota MiG-21 LanceR de origem soviética e ainda em operação na Forţele Aeriene Române, permanecerá em actividade nos tempos mais próximos, não havendo planos imediatos para a sua retirada de serviço.
0 Comentários:
Enviar um comentário