A-29 Super Tucano de demonstração da Embraer Imagem de arquivo |
No seguimento das notícias nas redes sociais que deram conta de um A-29 Super Tucano da Embraer ter chegado recentemente à Base Aérea nº5 em Monte Real, a mesma aeronave de treino e ataque leve foi captada ontem 18 de Novembro de 2020, pelo software de radar virtual ADSB Exchange.
1917z pic.twitter.com/L2C7Fb7dgu
— LP-ADSB 🇵🇹 (@Lp_adsb) November 18, 2020
A rota do A-29 Super Tucano de matrícula PT-ZTU registada, revela uma ida ao Campo de Tiro de Alcochete, pelo que se depreende que tenha estado a utilizar armamento.
Esta não é aliás a primeira vez que o A-29 foi notado em bases portuguesas, tendo estado por cá em 2016 e há sensivelmente um ano atrás na Base Aérea nº 11 em Beja.
É publicamente sabido que o A-29 Super Tucano é uma das aeronaves em avaliação para colmatar as necessidades de instrução avançada de pilotagem da Força Aérea Portuguesa, que desde a retirada de serviço da frota Alpha Jet, tem estado a ser realizada nos EUA.
Já em 2015 e 2016 um piloto instrutor e um piloto aluno da Força Aérea Portuguesa estiveram no Brasil, integrados no Esquadrão Joker que opera o A-29 Super Tucano na Base Aérea de Natal, tendo frequentado os cursos "Programa de Qualificação Operacional e de Instrutor em A-29" e "Curso de Especialização Operacional em Aviões de Caça", respetivamente.
Em 2019, o ministro da Defesa João Gomes Cravinho em visita às instalações da Embraer no Brasil, no âmbito da aquisição do KC-390 Millennium para a FAP, confirmou que o Super Tucano é uma das aeronaves que está a ser analisada com "parceiros privados", para a formação de uma escola internacional de pilotos em Beja. Acrescentou no entanto na altura, que serão os parceiros privados a decidir o investimento.
Não há para já comentários oficiais acerca desta atividade do A-29 Super Tucano no nosso país, mas tudo parece indicar que a mesma estará relacionada com a avaliação de capacidades e adequação aos interesses nacionais.
Existem mais de 220 A-29 Super Tucano a voar atualmente, espalhados por 14 países.
0 Comentários:
Enviar um comentário