A 21 de Dezembro de 1970 voava pela primeira em Calverton, EUA, o protótipo do caça naval F-14, tornado estrela de Hollywood no filme "Top Gun".
Desenvolvido pela Grumman para substituir o McDonnell Douglas F-4 Phantom II na proteção da frota da US Navy, e depois do falhanço do F-111B, viria a confirmar-se como uma plataforma de superioridade aérea sem paralelo, em grande parte devido ao seu poderoso radar AN/APG-71 aliado à capacidade de fogo proporcionada pelos mísseis AIM-54 Phoenix.
A sua carreira na US Navy terminaria em 2006, com um total de cinco vitórias em combate aéreo, obtidas contra aeronaves líbias e iraquianas em três confrontos distintos.
Contudo, onde viria a ter sucesso substancialmente superior, com um total de vitórias em combate aéreo superior a 130 abates, contra cinco aeronaves perdidas, seria ao serviço do Irão, o único operador externo aos EUA, e por isso também o único lugar no mundo onde ainda é possível vê-los em ação.
São raras fotos tiradas à noite, desses últimos exemplares de operacionais que aqui hoje partilhamos, em jeito de homenagem a um ícone da aviação, que chega ao meio século.
Grande Avião! Fotos muito interessantes!
ResponderEliminarTemos de ir um destes dias lá fotografar ...