Hongdu K-8W da Força Aérea Nacional de Angola Imagem:TPA |
A 14 de Dezembro de 2020 passado decorreu no Regimento Aéreo de Caça-Bombardeiro (RACB) em Catumbela, Angola, a cerimónia de entrega do segundo e último lote de aviões de treino e ataque leve de fabrico chinês K-8W.
As entregas do primeiro lote terão começado ainda em 2019, sendo que no final de Janeiro de 2020 era já possível observar em Catumbela pelo menos três das seis células K-8 do primeiro lote. Segundo informação veiculada pela agência ANGOP, durante 2020 esta frota realizou 1.265 voos num total de 1.770 horas.
A cerimónia de entrega do segundo lote de seis aviões, completando o total de doze encomendados, teve a presença do ministro da Defesa angolano João Ernesto dos Santos "Liberdade", do comandante da Força Aérea Nacional de Angola, general Altino Carlos dos Santos, de comandantes de regiões militares e navais das Forças Armadas, além de diversas autoridades, incluindo o vice-governador provincial de Benguela, Leopoldo Muhongo, e o administrador municipal da Catumbela, Fernando Belo, entre outras individualidades.
Yuan Mu, representante da CATIC, empresa fornecedora dos aviões, sublinhou no discurso de ocasião, a disponibilidade e interesse na continuação da cooperação com Angola, tendo já fornecido também dois aviões de transporte MA60, além dos K-8. A oferta, durante a cerimónia, de uma miniatura do modelo de treino avançado e ataque leve L-15, ao ministro da Defesa angolano, deixa antever a possibilidade de novos negócios para o futuro.
A cerimónia de entrega das últimas aeronaves coincidiu com o encerramento do curso de pilotos instrutores do modelo.
O contrato de fornecimento contempla ainda um simulador de ejeção, simulador de manutenção e equipamentos de apoio.
Reportagem da cerimónia pela TPA
0 Comentários:
Enviar um comentário