KC-390 Millennium no exercício Culminating nos EUA |
Missão cumprida com sucesso. Essa é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) num exercício operacional internacional, segundo comunicado de imprensa da FAB. A atividade decorreu no Luisiana, Estados Unidos, entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro, durante o Exercício "Culminating", paralelamente aos testes de frio extremo no Alasca, com outra aeronave KC-390 da FAB, aqui aqui noticiámos recentemente.
O treino conjunto e combinado com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.
De acordo com um dos um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Piloto Aviador Bruno Américo Pereira, a sensação é de dever cumprido “Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comenta.
KC-390 da FAB e C-17 da USAF |
Com um balanço positivo da participação no Exercício "Culminating", o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação num treino com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação num voo em formação tática com aeronaves militares já consagradas.
A participação do KC-390 em treinos operacionais como o exercício "Culminating" é fundamental para aprimorar a utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante a acumulação de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento da doutrina para a utilização segura da aeronave.
O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à FAB em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 na sua frota, tendo já realizado missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.
Portugal assinou contrato para a aquisição de cinco KC-390, a receber entre 2023 e 2027, para substituição dos C-1301H Hercules da Esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa.
0 Comentários:
Enviar um comentário