Controladores de helicópteros da Marinha Portuguesa no FS Mistral Foto: Marinha |
A Marinha Portuguesa informou ontem em comunicado de imprensa, estar a decorrer desde 25 de janeiro o embarque de dois controladores de Helicópteros no navio da Marinha Francesa FS Mistral no âmbito das relações bilaterais, com o objetivo de reforçar a troca de experiência entre marinhas, consolidação de conhecimentos e assegurar as qualificações de acordo com os padrões da NATO.
Lembramos que a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha está sem atividade aérea operacional, enquanto aguarda a chegada do primeiro Super Lynx Mk.95A modernizado.
O navio FS MISTRAL encontra-se até ao dia 12 de fevereiro a efetuar missão de treino próprio e de qualificações de pilotos navais e do exército no mediterrâneo ocidental.
Em paralelo, um pelotão de Fuzileiros da Marinha Portuguesa iniciou a operação “Corymbe” embarcado no navio “BPC Dixmude” igualmente da Marinha Francesa, desde 2 de fevereiro, e até ao próximo dia 23 de abril de 2021, segundo informação do Estado Maior General das Força Armadas.
Esta operação, que ocorre regularmente desde 2016, tem como objetivo a segurança marítima no Golfo da Guiné, através da cooperação entre França e os países africanos.
Este ano, o Corpo de Fuzileiros viu renovado o seu compromisso na manutenção da segurança marítima da costa ocidental africana, com o empenhamento de uma equipa do Pelotão de Abordagem, a bordo deste navio francês.
A equipa tem como principal objetivo, durante esta operação, a integração a bordo, o treino próprio e a garantia de interoperabilidade com as forças francesas embarcadas no “BPC Dixmude”.
Esta força de fuzileiros está preparada para operações conjuntas em zonas sensíveis.
0 Comentários:
Enviar um comentário