segunda-feira, 21 de junho de 2021

SEGUNDO LOTE DE SUPER TUCANO PARA O TURQUEMENISTÃO VIA PORTUGAL [M2259 - 47/2021]

A descolagem do último A-29 Super Tucano em Recife em condições meteorológicas bastante adversas

Chegou a Alverca hoje, 21 de Junho de 2021, o segundo lote de aviões A-29B Super Tucano alegadamente destinados ao Turquemenistão.

As três aeronaves com o padrão de camuflagem da Força Aérea do Turquemenistão, mas com os símbolos nacionais tapados e utilizando  matrículas temporárias brasileiras (PT-ZHN, PT-ZHK e PT-ZHO) aterraram ao início da tarde, na pista da lezíria ribatejana. 

O registo do PT-ZHN no FlightRadar24

O trio veio acompanhado de um quarto Super Tucano (PT-ZTU), no caso a aeronave de demonstração da Embraer, que esteve também em Portugal durante o mês de Novembro pretérito, alegadamente a realizar avaliação por parte da Força Aérea Portuguesa, mas cujo destino não se conhece de momento.


O Super Tucano PT-ZTU de demonstração da Embraer à chegada a Recife

Os aviões de treino avançado e ataque leve iniciaram o voo de entrega no passado dia 14 de Junho em São João dos Campos, no estado brasileiro de São Paulo, realizaram a primeira escala em Recife (Pernambuco), onde foram captados pelo jornalista local e colaborador do Pássaro de Ferro, Valter Andrade.


Os três A-29B Super Tucano nas cores da FA do Turquemenistão embora com os símbolos nacionais e matrículas definitivas ocultadas

O voo só prosseguiu no dia 18 desde Recife, quando descolaram sob condições meteorológicas muito adversas,  até à ilha de Fernando de Noronha, para depois realizar a travessia do Atlântico no dia seguinte até Cabo Verde, com o apoio de um SC-105 Persuader (C295MAP) da Força Aérea Brasileira.

SC-105 Persuader da FAB n/c FAB6552 que apoiou os quatro A-29 na travessia do Atlântico

Ontem, 20 de Junho foi realizada pelos Super Tucano, a última escala nas Canárias, antes de chegar a Portugal. O SC-105 por sua vez, seguiu entretanto na direção oposta, regressando ao Brasil. 

O primeiro lote de Super Tucano destinados ao Turquemenistão, realizou o voo até Alverca em Dezembro de 2020. Contudo, apenas no final de Maio terá sido concluída a entrega, com a realização da última parte do trajeto através do Mediterrâneo e Turquia.

O contrato de fornecimento dos A-29 para o Turquemenistão tem estado envolto em secretismo, não tendo sido ainda confirmado por qualquer das partes. Não se sabe sequer quantas aeronaves foram encomendadas, embora se pense que seja de um total de cinco ou seis.

Já no dia 13 de Junho de 2019 eram exibidas imagens de um Super Tucano em ação no Turquemenistão aos minutos 13:50 e 18:58 do vídeo abaixo, embora no caso se tratasse do avião de demonstração da Embraer, precisamente o PT-ZTU, que vem acompanhando este lote.


 





sexta-feira, 11 de junho de 2021

US NAVY RECEBE PRIMEIRO "KOALA" [M2258 - 46/2021]

Primeiro TH-73A da US Navy        Foto: Leonardo
 

A Leonardo entregou ontem 10 de Junho de 2021, o primeiro helicóptero de treino TH-73A à Marinha dos EUA (US Navy), nas instalações do fabricante em Filadélfia, EUA.

O TH-73A é baseado na variante IFR civil do AW119Kx Koala e servirá como Sistema de Treino Avançado para Graduação em Helicópteros, para os atuais e futuros aviadores da Marinha dos EUA (US Navy), Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (US Marines), Guarda Costeira dos EUA (US Coast Guard) e aliados da NATO.

Durante a cerimónia, que contou com as mais importantes individualidades ligadas ao programa, Alessandro Profumo, CEO da Leonardo referiu que “o evento de hoje é um marco significativo para a Leonardo, marcando o nosso esforço crescente e o compromisso de nos tornarmos não apenas um fornecedor, mas um parceiro e ativo estratégico para os Estados Unidos em diversos setores ” para depois concluir com “Estamos orgulhosos de ser colaboradores nucleares para o futuro da defesa dos EUA". Já Gian PieroCutillo, Diretor Executivo da Leonardo Helicopters, disse “A Marinha dos EUA espera a mais alta qualidade de treino para seus futuros aviadores. (...) Estamos honrados em iniciar a entrega do produto escolhido para essa tarefa crítica. Hoje é apenas o começo de uma jornada que empreendemos para apoiar a Marinha à medida que molda as capacidades das futuras gerações de alunos de aviação".

O TH-73A substituirá a envelhecida frota de TH-57B/C Sea Rangers e servirá como a primeira aeronave de treino para milhares de alunos no base aéreo-naval de Whiting Field em Milton, Florida. Para apoiar esta nova frota, a Leonardo anunciou a construção de um novo centro de apoio de helicópteros abrangendo quase 10.000 m2 quadrados em Whiting Aviation Park, localizado diretamente em frente à pista de Whiting Field, para manutenção contínua e apoio imediato, a partir de Dezembro de 2021.

Segundo a Leonardo, o TH-73A, baseado na variante certificada para Instrument Flight Rules (IFR) do popular AW119Kx Koala comercial, é perfeitamente adequado para voos de treino básico, mas também é capaz de treino avançado. Com um motor Pratt & Whitney PT-6 potente e fiável, sistemas duplos de segurança e hidráulicos, e aviónica digital avançada da Genesys Aerosystems, o TH-73 pode realizar todas as manobras do programa de treino da Marinha dos EUA, permitindo uma transição perfeita das manobras básicas para o treino operacional avançado. O Sistema Avançado de Treino de Helicópteros modernizará a tecnologia de treino da US Navy, levando-a do analógico para o digital, com o objetivo de atender as necessidades de alunos até ao ano de 2050 ou mais além.

O contrato tem um valor total de 648,1M USD, para uma encomenda de 130 aeronaves e o ano horizonte de 2024, tal como noticiámos anteriormente. 

A Força Aérea Portuguesa opera cinco células da variante AW119 MkII Koala desde 2019, tendo recentemente exercido a opção de adquirir mais duas, a receber previsivelmente em 2022.




quinta-feira, 10 de junho de 2021

PRIMEIRO KC-390 DA FAP JÁ TEM CORES PORTUGUESAS [M2257 - 45/2021]

Primeiras imagens de um KC-390 Millennium nas cores portuguesas    Imagem: Embraer

A Embraer divulgou um vídeo nas redes sociais, com os principais marcos alcançados pelo programa do C-390 Millennium.

Por entre imagens dos diversos tipos de certificações e capacidades adquiridas, é possível vislumbrar na linha de montagem da empresa, a primeira aeronave destinada a Portugal, envergando já as cores finais e a Cruz de Cristo da Força Aérea Portuguesa.

Sem surpresas, a cor será o "Cinza NATO" adoptado pela generalidade das frotas portuguesas nos últimos anos.

Vídeo da Embraer de divulgação do programa C-390 Millennium. A primeira aeronave portuguesa pode ser vista na linha de montagem da empresa ao minuto 1:32

Nitidamente já em avançado estado de construção, espera-se que o primeiro KC-390 Millennium luso venha a voar ainda em 2021, tal como antes noticiámos. O programa está aliás adiantado em relação ao contrato, o que levou até o Estado Português a antecipar o programa de pagamentos, poupando cerca de 3.5M EUR no processo.

A aeronave deverá enfrentar durante 2022 no Brasil, uma bateria de testes e certificações da versão portuguesa, antes de ser finalmente entregue no início de 2023.

O total das cinco aeronaves KC-390, destinadas a substituir na FAP a frota C-130H Hercules serão recebidas até 2027, ao ritmo de uma por ano.



ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>