A descolagem do último A-29 Super Tucano em Recife em condições meteorológicas bastante adversas |
Chegou a Alverca hoje, 21 de Junho de 2021, o segundo lote de aviões A-29B Super Tucano alegadamente destinados ao Turquemenistão.
As três aeronaves com o padrão de camuflagem da Força Aérea do Turquemenistão, mas com os símbolos nacionais tapados e utilizando matrículas temporárias brasileiras (PT-ZHN, PT-ZHK e PT-ZHO) aterraram ao início da tarde, na pista da lezíria ribatejana.
O registo do PT-ZHN no FlightRadar24 |
O trio veio acompanhado de um quarto Super Tucano (PT-ZTU), no caso a aeronave de demonstração da Embraer, que esteve também em Portugal durante o mês de Novembro pretérito, alegadamente a realizar avaliação por parte da Força Aérea Portuguesa, mas cujo destino não se conhece de momento.
O Super Tucano PT-ZTU de demonstração da Embraer à chegada a Recife |
Os aviões de treino avançado e ataque leve iniciaram o voo de entrega no passado dia 14 de Junho em São João dos Campos, no estado brasileiro de São Paulo, realizaram a primeira escala em Recife (Pernambuco), onde foram captados pelo jornalista local e colaborador do Pássaro de Ferro, Valter Andrade.
O voo só prosseguiu no dia 18 desde Recife, quando descolaram sob condições meteorológicas muito adversas, até à ilha de Fernando de Noronha, para depois realizar a travessia do Atlântico no dia seguinte até Cabo Verde, com o apoio de um SC-105 Persuader (C295MAP) da Força Aérea Brasileira.
SC-105 Persuader da FAB n/c FAB6552 que apoiou os quatro A-29 na travessia do Atlântico |
Ontem, 20 de Junho foi realizada pelos Super Tucano, a última escala nas Canárias, antes de chegar a Portugal. O SC-105 por sua vez, seguiu entretanto na direção oposta, regressando ao Brasil.
O primeiro lote de Super Tucano destinados ao Turquemenistão, realizou o voo até Alverca em Dezembro de 2020. Contudo, apenas no final de Maio terá sido concluída a entrega, com a realização da última parte do trajeto através do Mediterrâneo e Turquia.
O contrato de fornecimento dos A-29 para o Turquemenistão tem estado envolto em secretismo, não tendo sido ainda confirmado por qualquer das partes. Não se sabe sequer quantas aeronaves foram encomendadas, embora se pense que seja de um total de cinco ou seis.
Já no dia 13 de Junho de 2019 eram exibidas imagens de um Super Tucano em ação no Turquemenistão aos minutos 13:50 e 18:58 do vídeo abaixo, embora no caso se tratasse do avião de demonstração da Embraer, precisamente o PT-ZTU, que vem acompanhando este lote.