sexta-feira, 11 de junho de 2021

US NAVY RECEBE PRIMEIRO "KOALA" [M2258 - 46/2021]

Primeiro TH-73A da US Navy        Foto: Leonardo
 

A Leonardo entregou ontem 10 de Junho de 2021, o primeiro helicóptero de treino TH-73A à Marinha dos EUA (US Navy), nas instalações do fabricante em Filadélfia, EUA.

O TH-73A é baseado na variante IFR civil do AW119Kx Koala e servirá como Sistema de Treino Avançado para Graduação em Helicópteros, para os atuais e futuros aviadores da Marinha dos EUA (US Navy), Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (US Marines), Guarda Costeira dos EUA (US Coast Guard) e aliados da NATO.

Durante a cerimónia, que contou com as mais importantes individualidades ligadas ao programa, Alessandro Profumo, CEO da Leonardo referiu que “o evento de hoje é um marco significativo para a Leonardo, marcando o nosso esforço crescente e o compromisso de nos tornarmos não apenas um fornecedor, mas um parceiro e ativo estratégico para os Estados Unidos em diversos setores ” para depois concluir com “Estamos orgulhosos de ser colaboradores nucleares para o futuro da defesa dos EUA". Já Gian PieroCutillo, Diretor Executivo da Leonardo Helicopters, disse “A Marinha dos EUA espera a mais alta qualidade de treino para seus futuros aviadores. (...) Estamos honrados em iniciar a entrega do produto escolhido para essa tarefa crítica. Hoje é apenas o começo de uma jornada que empreendemos para apoiar a Marinha à medida que molda as capacidades das futuras gerações de alunos de aviação".

O TH-73A substituirá a envelhecida frota de TH-57B/C Sea Rangers e servirá como a primeira aeronave de treino para milhares de alunos no base aéreo-naval de Whiting Field em Milton, Florida. Para apoiar esta nova frota, a Leonardo anunciou a construção de um novo centro de apoio de helicópteros abrangendo quase 10.000 m2 quadrados em Whiting Aviation Park, localizado diretamente em frente à pista de Whiting Field, para manutenção contínua e apoio imediato, a partir de Dezembro de 2021.

Segundo a Leonardo, o TH-73A, baseado na variante certificada para Instrument Flight Rules (IFR) do popular AW119Kx Koala comercial, é perfeitamente adequado para voos de treino básico, mas também é capaz de treino avançado. Com um motor Pratt & Whitney PT-6 potente e fiável, sistemas duplos de segurança e hidráulicos, e aviónica digital avançada da Genesys Aerosystems, o TH-73 pode realizar todas as manobras do programa de treino da Marinha dos EUA, permitindo uma transição perfeita das manobras básicas para o treino operacional avançado. O Sistema Avançado de Treino de Helicópteros modernizará a tecnologia de treino da US Navy, levando-a do analógico para o digital, com o objetivo de atender as necessidades de alunos até ao ano de 2050 ou mais além.

O contrato tem um valor total de 648,1M USD, para uma encomenda de 130 aeronaves e o ano horizonte de 2024, tal como noticiámos anteriormente. 

A Força Aérea Portuguesa opera cinco células da variante AW119 MkII Koala desde 2019, tendo recentemente exercido a opção de adquirir mais duas, a receber previsivelmente em 2022.




Sem comentários:

Enviar um comentário