Os F-16AM à saída de Monte Real com destino ao Báltico |
Esta manhã de 30 de Agosto de 2021, partiu em direção ao Báltico, mais propriamente à Lituânia, o destacamento de quatro F-16AM da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Pelas 9h00 locais, descolaram da Base Aérea nº5, em Monte Real, os caças com número de cauda 15101, 03, 12 e 42, que irão assumir a partir de 1 de setembro, e durante três meses, o Policiamento Aéreo do Báltico, a partir da já conhecida base de Siauliai, na Lituânia.
Esta é a quinta vez que a FAP assegura o patrulhamento aéreo dos países bálticos, ao abrigo das "Medidas de Tranquilização" da NATO, destinadas a reforçar a segurança dos aliados mais a Leste.
Dado que as três repúblicas da ex-União Soviética no Báltico (Estónia, Letónia e Lituânia) não possuem meios próprios que permitam assegurar as missões de policiamento do seu espaço aéreo, vários aliados da NATO desempenham rotativamente a missão de identificar e intercetar aeronaves que não cumpram com as regras internacionais da aviação ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.
Entrega do Estandarte Nacional pelo Secretário de Estado da Defesa ao Cdt do Destacamento |
A cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à Força Nacional Destacada ‘Baltics Enhanced Air Policing 2021’ teve lugar no dia 23 de Agosto em Monte Real, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e contou com a presença entre outras individualidades das Forças Armadas Portuguesas, do General CEMFA Joaquim Borrego, o Comandante CA Ten. General Eurico Craveiro e Comandante da BA5 Cor. João Vicente.
Os equipamentos de suporte à missão, bem como os 84 militares destacados começaram a ser transportados no dia 24 de Agosto, através de um C-27 da Força Aérea Lituana e um C-130 Hercules da Esquadra 501 da FAP.
Os F-16 realizaram o voo de ligação finalmente a 30 de Agosto, com escala na base de Kleine Brogel na Bélgica, antes de prosseguirem até Siauliai.
Os F-16AM da FAP na passagem por Kleine Brogel na Bélgica, com meteorologia bem diferente da partida em Portugal |
A missão será liderada pelo Maj. Paulo Silva da Esquadra 201 até à rotação do pessoal, sensivelmente a meio do período de destacamento, para ser depois liderada pelo Maj. Emídio Fernandes da Esquadra 301. Tal como antes, os restantes pilotos pertencerão às duas Esquadras equipadas com F-16 MLU da FAP.
1 Comentários:
Vieram a Portugal dois C27 da Lituânia na última semana, o 07 e o 08.
Enviar um comentário