![]() |
A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã Foto: USAF/Larry Reid Jr. |
Notícias divulgadas nos média uzbeques e redes sociais dão conta da queda do que parece ser um avião A-29 Super Tucano, com marcas afegãs, na região de Surkhandarya, distrito de Sherabad, no Uzbequistão, na noite de 15 para 16 de Agosto de 2021.
![]() |
Destroços do aparelho em território uzbeque Foto: Topnewsuz |
Segundo a agência noticiosa russa Ria Novosti veiculou, o Ministério da Defesa do Uzbequistão confirmou que o aparelho terá sido abatido pelo sistema de defesa aérea do país, ao ter sido considerado uma tentativa de invasão, estando ainda a decorrer um inquérito para apurar as circunstâncias dos acontecimentos.
Há contudo notícias de diversos outros aparelhos militares afegãos que conseguiram escapar para o também vizinho Tajiquistão, aparentemente com mais sucesso.
Eurasianet sources say dozens of planes from Afghanistan have landed in Tajikistan and Uzbekistan over the last 24 hours. https://t.co/6GYfL8wUoe
— Eurasianet (@eurasianet) August 16, 2021
2 Afghan military helicopters, 3 planes carrying total of 143 Afghan soldiers have landed in #Tajikistan Bokhara city airport, security sources say. https://t.co/wMQw00QIVO
— Farangis Najibullah (@FarangisN) August 16, 2021
Os dois tripulantes do Super Tucano ter-se-ão ejetado e sobrevivo, havendo imagens dos mesmos a receber apoio médico depois da ocorrência, devido aos ferimentos contraídos, considerados de alguma gravidade.
🇦🇫🇺🇿🚨| Quelques images des pilotes en train d’être traités pas les autorités et les secours ouzbeks
— Casus Belli 📡 (@CasusBellii) August 16, 2021
Le MoD ouzbek a confirmé de l’armée de l’air afghane avait pénétré son espace aérien et s’était écrasé sur son sol. https://t.co/Ov8JwD6WoW pic.twitter.com/3494xZv439
Os EUA adquiriram 20 aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano, a um custo unitário de cerca de 17,7M USD, com destino à Força Aérea do Afeganistão. O contrato incluiu contudo também treino para mais de três dezenas de pilotos e uma centena de mecânicos na base aérea de Moody, EUA, levando a um total de 427M USD. Em 2017 o programa foi reforçado com mais seis aeronaves e o programa de treino estendido até ao final de 2020.
Apesar da origem brasileira das aeronaves Super Tucano, o fabrico foi assegurado pela Sierra Nevada nos EUA, de modo a poder entrar no financiamento de programas de assistência a aliados. Até Março de 2021, 24 células tinham sido entregues ao Afeganistão, tendo entretanto sido perdidas duas aeronaves em acidentes, uma nos EUA e outra no Afeganistão.
Com o avançar das forças talibã nos últimos dias, várias bases aéreas afegãs e inúmeras aeronaves foram tomadas, entre as quais foi possível observar pelo menos um A-29 Super Tucano, nas imagens divulgadas nas redes sociais pelos talibã em Mazar-i-Sharif.
![]() |
Forças talibã em Mazar-i-Sharif com um A-29 Super Tucano capturado em fundo |
Atualização 19h30 de 16/08/2021
Segundo fontes oficiais uzbeques, nos dois últimos dias um total de 24 helicópteros e 22 aviões afegãos transportando um total de 585 militares, cruzaram a fronteira com o Uzbequistão em busca de refúgio, tendo sido forçados a aterrar pelas forças de defesa locais.
De acordo com o conceituado analista de assuntos do Médio Oriente Babak Taghvaee, o A-29 não terá sido abatido, mas sim despenhado em consequência de colisão em voo durante a intercepção por um MiG-29 uzbeque.
22 airplanes and 24 helicopters with 585 officers of #Afghanistan National Air Force onboard (mostly from #Kabul Air Wing) took political asylum in #Uzbekistan. The crashed A-29B was not shot-down intentionally. It crashed after mid-air collision with a Uzbek MiG-29 fighter! pic.twitter.com/tfmPT9igIj
— Babak Taghvaee - Μπάπακ Τακβαίε - بابک تقوایی (@BabakTaghvaee) August 16, 2021
Segundo o porta-voz da Procuradoria do Uzbequistão, em notícias veiculadsa em várias publicações regionais, como consequência da colisão, o MiG-29 ter-se-á também despenhado, tendo o piloto conseguido ejetar-se com sucesso.
0 Comentários:
Enviar um comentário