A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã Foto: USAF/Larry Reid Jr. |
Notícias divulgadas nos média uzbeques e redes sociais dão conta da queda do que parece ser um avião A-29 Super Tucano, com marcas afegãs, na região de Surkhandarya, distrito de Sherabad, no Uzbequistão, na noite de 15 para 16 de Agosto de 2021.
Destroços do aparelho em território uzbeque Foto: Topnewsuz |
Segundo a agência noticiosa russa Ria Novosti veiculou, o Ministério da Defesa do Uzbequistão confirmou que o aparelho terá sido abatido pelo sistema de defesa aérea do país, ao ter sido considerado uma tentativa de invasão, estando ainda a decorrer um inquérito para apurar as circunstâncias dos acontecimentos.
Há contudo notícias de diversos outros aparelhos militares afegãos que conseguiram escapar para o também vizinho Tajiquistão, aparentemente com mais sucesso.
Eurasianet sources say dozens of planes from Afghanistan have landed in Tajikistan and Uzbekistan over the last 24 hours. https://t.co/6GYfL8wUoe
— Eurasianet (@eurasianet) August 16, 2021
2 Afghan military helicopters, 3 planes carrying total of 143 Afghan soldiers have landed in #Tajikistan Bokhara city airport, security sources say. https://t.co/wMQw00QIVO
— Farangis Najibullah (@FarangisN) August 16, 2021
Os dois tripulantes do Super Tucano ter-se-ão ejetado e sobrevivo, havendo imagens dos mesmos a receber apoio médico depois da ocorrência, devido aos ferimentos contraídos, considerados de alguma gravidade.
🇦🇫🇺🇿🚨| Quelques images des pilotes en train d’être traités pas les autorités et les secours ouzbeks
— Casus Belli 📡 (@CasusBellii) August 16, 2021
Le MoD ouzbek a confirmé de l’armée de l’air afghane avait pénétré son espace aérien et s’était écrasé sur son sol. https://t.co/Ov8JwD6WoW pic.twitter.com/3494xZv439
Os EUA adquiriram 20 aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano, a um custo unitário de cerca de 17,7M USD, com destino à Força Aérea do Afeganistão. O contrato incluiu contudo também treino para mais de três dezenas de pilotos e uma centena de mecânicos na base aérea de Moody, EUA, levando a um total de 427M USD. Em 2017 o programa foi reforçado com mais seis aeronaves e o programa de treino estendido até ao final de 2020.
Apesar da origem brasileira das aeronaves Super Tucano, o fabrico foi assegurado pela Sierra Nevada nos EUA, de modo a poder entrar no financiamento de programas de assistência a aliados. Até Março de 2021, 24 células tinham sido entregues ao Afeganistão, tendo entretanto sido perdidas duas aeronaves em acidentes, uma nos EUA e outra no Afeganistão.
Com o avançar das forças talibã nos últimos dias, várias bases aéreas afegãs e inúmeras aeronaves foram tomadas, entre as quais foi possível observar pelo menos um A-29 Super Tucano, nas imagens divulgadas nas redes sociais pelos talibã em Mazar-i-Sharif.
Forças talibã em Mazar-i-Sharif com um A-29 Super Tucano capturado em fundo |
Atualização 19h30 de 16/08/2021
Segundo fontes oficiais uzbeques, nos dois últimos dias um total de 24 helicópteros e 22 aviões afegãos transportando um total de 585 militares, cruzaram a fronteira com o Uzbequistão em busca de refúgio, tendo sido forçados a aterrar pelas forças de defesa locais.
De acordo com o conceituado analista de assuntos do Médio Oriente Babak Taghvaee, o A-29 não terá sido abatido, mas sim despenhado em consequência de colisão em voo durante a intercepção por um MiG-29 uzbeque.
22 airplanes and 24 helicopters with 585 officers of #Afghanistan National Air Force onboard (mostly from #Kabul Air Wing) took political asylum in #Uzbekistan. The crashed A-29B was not shot-down intentionally. It crashed after mid-air collision with a Uzbek MiG-29 fighter! pic.twitter.com/tfmPT9igIj
— Babak Taghvaee - Μπάπακ Τακβαίε - بابک تقوایی (@BabakTaghvaee) August 16, 2021
Segundo o porta-voz da Procuradoria do Uzbequistão, em notícias veiculadsa em várias publicações regionais, como consequência da colisão, o MiG-29 ter-se-á também despenhado, tendo o piloto conseguido ejetar-se com sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário