Tal com é sabido, o Tiger Meet 2021 (NTM21) realizou-se em Portugal, na Base Aérea nº11 em Beja, entre 2 e 14 de Maio. Um Tiger Meet que, pese embora toda a expectativa pelos anos que vinha a ser aguardado, acabou por ser "minado" pela pandemia de Covid-19, que em muito reduziu o número de participantes, tal como as actividades previstas para o evento, em condições normais.
De recordar ainda, que o NTM21 era na verdade, para ser o NTM20, tendo sido adiado por um ano, indo por isso "cair" no ano do 60º aniversário da NATO Tigers Association. Dado estar já definida a Esquadra 31 da Componente Aérea Belga, como a organizadora do aniversário, foi tomada a decisão salomónica de realizar os dois eventos em 2021: em Portugal o NTM21 em Maio e na Bélgica em Setembro o Extra Tiger Meet 2021 ou XNTM21.
Sendo que a Esquadra 31 belga, membro fundador do NATO Tiger Association, comemorava também o seu 70º aniversário, criou-se uma vez mais a expectativa de que em Setembro, as condições sanitárias permitissem já um evento mais participado e de maiores dimensões. Um festival aérea de três dias, dois spotters days e um dia de base aberta estavam previstos.
O exercício propriamente dito, previsto para durar uma semana, ficaria contudo reduzido à realização da tradicional "Olimpíada Tigre" e à preparação de futuras edições do NTM, quando se começa a desenhar no horizonte a integração de plataformas de 5ª geração.
Os Jaguares (Esquadra 301), membros portugueses da NATO Tiger Association, tiveram uma discreta participação no XNTM21, com dois F-16AM (15105 - pintura do NTM19 e 15104) em exibição estática em Kleine Brogel.Não sendo ainda um evento como desejado, o XNTM21 proporcionou a oportunidade de captar imagens, como só os Tiger Meetings conseguem.
Vídeo: Voo em formação de algumas das aeronaves com pinturas especiais participantes
Em 2022, o NTM será realizado em Araxos, Grécia, entre 9 e 20 de Maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário