segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

BALANÇO DO DESTACAMENTO DE F-16 DA FAP NA LITUÂNIA [M2282 - 70/2021]

F-16M com panóplia de armamento na cerimónia de recepção da FND na BA5

Na passada terça-feira 14 de Dezembro, realizou-se a cerimónia de recepção da Força Nacional Destacada (FND) em missão na Lituânia entre entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2021.

A cerimónia realizada na Base Aérea nº5, em Monte Real, casa das Esquadras 201 e 301 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que operam os F-16 destacados, foi presidida pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, e contou com a presença do CEMFA Gen. Joaquim Borrego, do Comandante Aéreo TGen. Eurico Craveiro e do Comandante da BA5 Cor. João Vicente, entre outras individualidades militares.

À direita a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro

O destacamento na Lituânia, realizado ao abrigo das medidas de tranquilização aumentadas da NATO, para o policiamento das repúblicas bálticas, foi comandado pelo Maj. PILAV Paulo Silva até sensivelmente metade do período, altura em que foi realizada rotação dos 84 elementos que asseguraram a missão, passando depois o comando para o Maj. PILAV Emídio Fernandes até ao final.

Entrega da bandeira da FAP usada pela FND pelo Maj. Fernandes ao Gen. Borrego

Durante os três meses do destacamento, as aeronaves portuguesas alternaram prontidão de alerta de 15 e 180 minutos, com o destacamento dinamarquês em Siauliai. Totalizaram sete missões reais (Alpha scramble) de identificação e intercepção de aeronaves não identificadas e 19 missões de treino (Tango scramble), com 100% de eficácia. 

Além de apoio no policiamento aéreo do Báltico ao destacamento da Real Força Aérea Dinamarquesa em Siauliai, o destacamento da FAP realizou ainda 161 missões de treino conjuntas e combinadas com forças aliadas na região, entre as quais se destacam a participação no exercício Ramstein Alloy, a escolta de bombardeiros estratégicos da USAF B-1B, integração com a força naval SNMG1 (que incluía a fragata da portuguesa NRP Corte-Real), além de exercícios de apoio aéreo próximo com tropas de várias nacionalidades, que serviram para aprimorar a interoperabilidade dentro da NATO e países parceiros.

A nível de manutenção, as aeronaves destacadas (15101, 03, 12 e 42) demonstraram uma disponibilidade de 98,8% durante o período do destacamento, tendo realizado um total de 440 horas de voo.

No seu discurso, o Gen. Joaquim Borrego enalteceu a dedicação, profissionalismo e espírito de missão dos elementos que asseguraram o destacamento, que permite ao país honrar os compromissos internacionais que assumiu e terminar com o sentimento de dever cumprido.

General CEMFA na alocução aos presentes na cerimónia na BA5

De igual modo, a Drª Catarina Sarmento Castro sublinhou o reconhecimento internacional do desempenho da FND e a importância da missão desempenhada com sucesso e em segurança, que demonstra o compromisso nacional com os seus aliados da NATO.


Em 2022 está previsto a FAP realizar novo destacamento de F-16 num país aliado, desta feita na Islândia.


F-16AM Fighting Falcon

Foto de grupo dos presentes na cerimónia na BA5 a 14 de Dezembro de 2021





1 comentário:

  1. Quadra que se encuadra bem por ter bários elementos originais. O BACALHAU É DA NORUEGA! Se vier doutro lado é filho da truta. Como no báltico não há trutas, só submarinos afundados, e a noruega qué já ali ao lado, lá fiquei mais descascado. Outra original é a receção tal sra. da repartição de logística do 1º portão da 5ª porta da 4ª secção da 2ª vara do pentagésimo júiso do lote bê 1º esq rc frt., e cujo nome do m(n)istério deve ser mais grande do cudo duarte. Piu piu pui pui pui piu... Era como gozavam com a malta que ía assentar praça. Talvez por nunca terem visto uma rapada noutro sítio. O que nos vale é que a islândia é mais ao lado da noruega do que daqui! A próxima receção vai ser com a Greta.

    ResponderEliminar