F-16M com panóplia de armamento na cerimónia de recepção da FND na BA5 |
Na passada terça-feira 14 de Dezembro, realizou-se a cerimónia de recepção da Força Nacional Destacada (FND) em missão na Lituânia entre entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2021.
A cerimónia realizada na Base Aérea nº5, em Monte Real, casa das Esquadras 201 e 301 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que operam os F-16 destacados, foi presidida pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, e contou com a presença do CEMFA Gen. Joaquim Borrego, do Comandante Aéreo TGen. Eurico Craveiro e do Comandante da BA5 Cor. João Vicente, entre outras individualidades militares.
À direita a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro |
O destacamento na Lituânia, realizado ao abrigo das medidas de tranquilização aumentadas da NATO, para o policiamento das repúblicas bálticas, foi comandado pelo Maj. PILAV Paulo Silva até sensivelmente metade do período, altura em que foi realizada rotação dos 84 elementos que asseguraram a missão, passando depois o comando para o Maj. PILAV Emídio Fernandes até ao final.
Entrega da bandeira da FAP usada pela FND pelo Maj. Fernandes ao Gen. Borrego |
Durante os três meses do destacamento, as aeronaves portuguesas alternaram prontidão de alerta de 15 e 180 minutos, com o destacamento dinamarquês em Siauliai. Totalizaram sete missões reais (Alpha scramble) de identificação e intercepção de aeronaves não identificadas e 19 missões de treino (Tango scramble), com 100% de eficácia.
Além de apoio no policiamento aéreo do Báltico ao destacamento da Real Força Aérea Dinamarquesa em Siauliai, o destacamento da FAP realizou ainda 161 missões de treino conjuntas e combinadas com forças aliadas na região, entre as quais se destacam a participação no exercício Ramstein Alloy, a escolta de bombardeiros estratégicos da USAF B-1B, integração com a força naval SNMG1 (que incluía a fragata da portuguesa NRP Corte-Real), além de exercícios de apoio aéreo próximo com tropas de várias nacionalidades, que serviram para aprimorar a interoperabilidade dentro da NATO e países parceiros.
A nível de manutenção, as aeronaves destacadas (15101, 03, 12 e 42) demonstraram uma disponibilidade de 98,8% durante o período do destacamento, tendo realizado um total de 440 horas de voo.
No seu discurso, o Gen. Joaquim Borrego enalteceu a dedicação, profissionalismo e espírito de missão dos elementos que asseguraram o destacamento, que permite ao país honrar os compromissos internacionais que assumiu e terminar com o sentimento de dever cumprido.
General CEMFA na alocução aos presentes na cerimónia na BA5 |
De igual modo, a Drª Catarina Sarmento Castro sublinhou o reconhecimento internacional do desempenho da FND e a importância da missão desempenhada com sucesso e em segurança, que demonstra o compromisso nacional com os seus aliados da NATO.Em 2022 está previsto a FAP realizar novo destacamento de F-16 num país aliado, desta feita na Islândia.
F-16AM Fighting Falcon |
Foto de grupo dos presentes na cerimónia na BA5 a 14 de Dezembro de 2021 |
Quadra que se encuadra bem por ter bários elementos originais. O BACALHAU É DA NORUEGA! Se vier doutro lado é filho da truta. Como no báltico não há trutas, só submarinos afundados, e a noruega qué já ali ao lado, lá fiquei mais descascado. Outra original é a receção tal sra. da repartição de logística do 1º portão da 5ª porta da 4ª secção da 2ª vara do pentagésimo júiso do lote bê 1º esq rc frt., e cujo nome do m(n)istério deve ser mais grande do cudo duarte. Piu piu pui pui pui piu... Era como gozavam com a malta que ía assentar praça. Talvez por nunca terem visto uma rapada noutro sítio. O que nos vale é que a islândia é mais ao lado da noruega do que daqui! A próxima receção vai ser com a Greta.
ResponderEliminar