Escolta de um F-16 da Força Aérea Portuguesa a um B-52 na passagem por espaço aéreo islandês Foto: FAP |
A NATO deu conta em comunicado na manhã de hoje 11 de fevereiro de 2022, da chegada de Equipamento e pessoal de apoio da 5ª Bomb Wing, da base aérea de Minot, Dakota do Norte, EUA, chegaram ontem a Fairford no Reino Unido, para uma série de missões combinadas do U.S. European Command e U.S. Strategic Command com países Aliados da NATO.
"Com um ambiente de segurança global em constante mudança, é fundamental que os nossos esforços com os nossos aliados e parceiros sejam unificados", disse o general Jeff Harrigian, comandante do Comando Aéreo Aliado da NATO e comandante da USAFE-AFAFRICA. "Estamos na Europa a treinar e colaborar juntos, porque a integração consistente é como fortalecemos o nosso poder aéreo coletivo", acrescentou.
Foto: FAP |
Caças aliados do destacamento português na Islândia e da Royal Air Force juntaram-se aos quatro B-52 dos EUA para realizar manobras ar-ar e escoltar o bombardeiro até a base de Fairford, para executar a missão da Bomber Task Force (BTF) a 10 de fevereiro de 2022.
Caças Typhoon da RAF com um dos B-52 do destacamento Foto:RAF |
Na missão, os B-52 da USAF integraram-se ainda com Controladores Aéreos Avançados britânicos para realizar treino bilateral de Apoio Aéreo Próximo, em campos de tiro no Reino Unido. A intenção foi aumentar a prontidão e a interoperabilidade dos Controladores aliados responsáveis pela coordenação de ataques aéreos no apoio a forças terrestres.
A B-52 Bomber has also been conducting practice 'bombing runs' at Holbeach Air Weapons Range in England. pic.twitter.com/bo52pG0TF0
— George Allison (@geoallison) February 10, 2022
A USAF tem vindo a realizar regularmente missões BTF em todo o teatro europeu desde 2018. Estes destacamentos visam manter a prontidão e a interoperabilidade dentro da Aliança Atlântica.
B-52 na aterragem em Fairford Foto: RAF |
Sem comentários:
Enviar um comentário