quinta-feira, 16 de junho de 2022

PAÍSES BAIXOS ESCOLHEM C-390 [M2324 - 39/2022]

Embraer KC-390 Millennium

O Ministério da Defesa dos Países Baixos anunciou o Embraer C-390M Millennium como o sucessor na substituição da frota de quatro C-130H Hercules na Koninklijke Luchtmacht (Real Força Aérea dos Países Baixos).

Apesar de inicialmente ter sido considerada a encomenda de número igual de C-390, o número final será de cinco aviões, devido às lições retiradas da evacuação do Afeganistão em 2021 e mais recentemente com a mudança do panorama de segurança internacional no Leste da Europa. A primeira entrega está prevista para 2026.

Segundo foi ainda revelado, o C-390 demonstrou melhores prestações em vários dos requisitos colocados, nomeadamente na taxa de disponibilidade, performances superiores em vários requisitos técnicos e mais baixa manutenção. O C-390 consegue ainda assegurar o requisito mínimo de 2400 horas de voo com quatro aeronaves, enquanto o C-130J necessita de cinco aeronaves para o mesmo tempo.

A Embarer emitiu entretanto um comunicado em que se manifesta "honrada com a decisão do Ministério da Defesa neerlandês de selecionar a aeronave de transporte multimissão C-390 Millennium". O comunicado prossegue ainda "Reconhecendo que ainda há muito trabalho a ser feito nos próximos meses, estamos comprometidos com o sucesso desta nova fase de cooperação com o Ministério da Defesa neerlandês. Nesse processo, a Embraer dedica-se a aprofundar a colaboração com a indústria local e centros de conhecimento".

De notar que a Embraer e a também neerlandesa Fokker assinaram recentemente um Memorando de Entendimento para uma parceria, que incluía já serviços de suporte para o sistema de armas C-390.

A frota de C-390M neerlandesa será integrada no Comando Europeu de Transporte Aéreo (EATC), consórcio para a partilha de aeronaves de transporte de sete países.

Os Países Baixos tornam-se assim o terceiro cliente europeu e da NATO do sistema de armas C-390 Millennium, depois de Portugal (cinco aeronaves) e Hungria (duas).

Com a decisão de redução da encomenda por parte da Força Aérea Brasileira - maior cliente do modelo - e da Suécia que também era apontada como potencial comprador do C-390 ter optado por adquirir C-130J usados à Itália, esta notícia é obviamente recebida com entusiasmo também pelos outros clientes, dado os receios que se vinham a criar de poucas aeronaves em operação poderem dificultar o apoio logístico durante a vida útil da frota.





quarta-feira, 15 de junho de 2022

70 ANOS DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA - FESTIVAL AÉREO EM BEJA [M2323 - 38/2022]

Cartaz do Festival Aéreo no dia 3 de julho na BA11

A Força Aérea Portuguesa divulgou o programa para assinalar o seu 70.º Aniversário, que incluirá um Festival Aéreo e uma Exposisção Estática de Aeronaves na Base Aérea N.º11 , em Beja, no dia 3 de julho. 

Assim, a BA11 abrirá portas ao público às 08H00 de Domingo 3 de julho com as atividades aéreas a terem início pelas 10H00, com largada de paraquedistas e demonstrações aéreas. A partir das 14H00 será o Festival Aéreo propriamente dito, que promete ser um dos maiores dos últimos 20 anos em Portugal.

Estarão presentes as patrulhas acrobáticas Frecce Tricolori da Força Aérea Italiana, “La Marche Verte” da Real Força Aérea Marroquina, e “ASPA” da Força Aérea Espanhola, além das exibições solo de F-16M da Bélgica, Typhoon do Reino Unido e Espanha e os Flying Bulls.

O Festival Aéreo será encerrado por dois F-16M da Força Aérea Portuguesa. 

A Exposição Estática contará com aeronaves da Força Aérea Portuguesa e dos participantes do exercício Real Thaw 2022, que decorrerá de 26 de junho a 8 de julho, também na BA11.

Não há para já informação acerca de um possível spotters day associado ao exercício Real Thaw.





segunda-feira, 13 de junho de 2022

"LOBOS" NO DYNAMIC MONGOOSE 22 NA NORUEGA [M2322 - 37/2022]

Descolagem do P-3C CUP+ dos "Lobos" rumo à Noruega      Foto: André Carvalho

 A Esquadra 601 - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa dá hoje, 13 de Junho de 2022, início à participação no exercício Dynamic Mongoose na Noruega, naquele que é um regresso após a última participação em 2019.

O Dynamic Mongoose é um exercício avançado da NATO destinado a treinar guerra antissubmarina, de realização anual no Mar da Noruega, contando este ano com a participação de um total de 3 submarinos, 11 navios de superfície e 16 aeronaves de patrulhamento marítimo.

Patch da Esquadra 601 alusivo à participação no Dynamic Mongoose 22


Além de Portugal, participam na iteração de 2022 do Dynamic Mongoose a Alemanha, Canadá, Dinamarca, EUA, França, Noruega, Países Baixos e Reino Unido.

Liderado pelo Comando Marítimo Aliado, este exercício conjunto e combinado, tem por objectivo proporcionar aos participantes um treino em cenários de guerra complexos, realistas e desafiantes, de modo a melhorar a interoperabilidade e proficiência, entre países e ramos das diversas forças armadas participantes.

Imagem de arquivo de actividades aeronavais durante o exercício Dynamic Mongoose    Foto: B. Underwood/US Navy

Estes exercícios são planeados para ganhar experiência, melhorar o trabalho em equipa e o conhecimento da área de operação, fortalecendo a interoperabilidade dentro da Aliança [Atlântica]”, disse o Comandante de Submarinos da Marinha dos EUA, o contra-almirante Stephen Mack. “Irão decorrer nas águas do GIUK [NR: espaço marítimo entre a Groenlândia, Islândia e Reino Unido] entre a Islândia e a Noruega, demonstrando a capacidade da NATO em operar na área, incluindo o nosso papel de manter a liberdade de navegação para a comunidade marítima internacional.”

A aeronave P-3C CUP+ dos "Lobos" com número de cauda 14810 partiu da Base Aérea nº11 em Beja na passada quinta-feira 9 de Junho, rumo a Andoya na Noruega, de onde irá operar até dia 23 de Junho, antes do regresso a Portugal. 

Registo no site ADSB Exchange da partida do P-3C n/c 14810 para o Dynamic Mongoose

A projecção do contingente de 36 militares da FAP na Noruega foi ainda apoiada por um C-130H Hercules (n/c 16805) da Esquadra 501- Bisontes.

Já a fragata NRP Côrte-Real da Marinha Portuguesa também irá participar no exercício, integrada na Força Marítima Permanente da NATO 1 (SNMG1), e levando embarcado um destacamento de sistemas aéreos não tripulados, constituído por três sargentos, com formação em operação e manutenção UAV da classe Açor, com cerca de 15 kg. O drone irá permitir estender o raio de vigilância do navio, sendo de grande relevância em missões de vigilância e patrulhamento de espaços marítimos, tais como aquelas desempenhadas pela SNMG1.

NRP Côrte Real à passagem pelas ilhas Faroé em rota para o exercício    Foto: SNMG1
UAV classe Açor       Foto: Marinha Portuguesa




10 DE JUNHO - FORÇA AÉREA EM BRAGA [M2321 - 38/2022]


A cidade de Braga foi este ano o palco das comemorações de mais um 10 de junho, o feriado que comemora Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas.
Neste dia, a exaltação da "Portugalidade" acontece e, por norma, as Forças Armadas estão sempre presentes. Este ano, não foi exceção.
A Força Aérea colocou no centro de Braga o seu F-16 s/n 15100, juntamente com um Alouette III que puderam ser observados de perto por milhares de pessoas.
No dia 10 de junho participou, pelo ar, no habitual desfile militar sobre as forças em terra que percorreram a Avenida da Liberdade, uma das principais artérias da "Roma Portuguesa".

Alouette III

EH-101 Merlin

Lynx MK.95A (Marinha Portuguesa)

AW119 Koala

C-130H Hércules

P-3C Cup+ Orion

F-16M


Fotografia: Rui Ferreira
Texto e edição: Pássaro de Ferro


domingo, 12 de junho de 2022

F-16 DA BÉLGICA - O "Dream Viper" para a época 2022/2024 [M2320 - 37/2022]


Da Bélgica chegaram-nos imagens do "Dream Viper", o F-16AM (FA-87) da Força Aérea Belga, pilotado pelo capitão Steven "Vrieske" De Vries e que teremos oportunidade de ver e ouvir nos céus de Beja, já nos próximos dias 2 (treinos) e 3 de julho (Festival Aéreo).

De realçar contudo, que a exibição em Portugal não contará infelizmente com a sempre espetacular largada de flares (visível nas fotos que apresentamos), devido ao risco de incêndio dos artefactos pirotécnicos.

Quanto à pintura ora apresentada, será usada na época de exibições de 2022 a 2024. De realçar que as demonstrações do F-16 Belga são caracterizadas por excelentes manobras, muitas de dificuldade técnica e física elevada, que demonstram bem as capacidades do "Viper" e do seu piloto - o mais experiente na Europa a voar F-16 - contando mais de 5000 horas aos comandos do mais bem sucedido caça de 4ª Geração!










Agradecimento a Andrew Timmerman pelo envio das fotografias.


ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>