Descolagem do P-3C CUP+ dos "Lobos" rumo à Noruega Foto: André Carvalho |
A Esquadra 601 - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa dá hoje, 13 de Junho de 2022, início à participação no exercício Dynamic Mongoose na Noruega, naquele que é um regresso após a última participação em 2019.
O Dynamic Mongoose é um exercício avançado da NATO destinado a treinar guerra antissubmarina, de realização anual no Mar da Noruega, contando este ano com a participação de um total de 3 submarinos, 11 navios de superfície e 16 aeronaves de patrulhamento marítimo.
Patch da Esquadra 601 alusivo à participação no Dynamic Mongoose 22 |
Além de Portugal, participam na iteração de 2022 do Dynamic Mongoose a Alemanha, Canadá, Dinamarca, EUA, França, Noruega, Países Baixos e Reino Unido.
Liderado pelo Comando Marítimo Aliado, este exercício conjunto e combinado, tem por objectivo proporcionar aos participantes um treino em cenários de guerra complexos, realistas e desafiantes, de modo a melhorar a interoperabilidade e proficiência, entre países e ramos das diversas forças armadas participantes.
Imagem de arquivo de actividades aeronavais durante o exercício Dynamic Mongoose Foto: B. Underwood/US Navy |
“Estes exercícios são planeados para ganhar experiência, melhorar o trabalho em equipa e o conhecimento da área de operação, fortalecendo a interoperabilidade dentro da Aliança [Atlântica]”, disse o Comandante de Submarinos da Marinha dos EUA, o contra-almirante Stephen Mack. “Irão decorrer nas águas do GIUK [NR: espaço marítimo entre a Groenlândia, Islândia e Reino Unido] entre a Islândia e a Noruega, demonstrando a capacidade da NATO em operar na área, incluindo o nosso papel de manter a liberdade de navegação para a comunidade marítima internacional.”
A aeronave P-3C CUP+ dos "Lobos" com número de cauda 14810 partiu da Base Aérea nº11 em Beja na passada quinta-feira 9 de Junho, rumo a Andoya na Noruega, de onde irá operar até dia 23 de Junho, antes do regresso a Portugal.
Registo no site ADSB Exchange da partida do P-3C n/c 14810 para o Dynamic Mongoose |
A projecção do contingente de 36 militares da FAP na Noruega foi ainda apoiada por um C-130H Hercules (n/c 16805) da Esquadra 501- Bisontes.
Já a fragata NRP Côrte-Real da Marinha Portuguesa também irá participar no exercício, integrada na Força Marítima Permanente da NATO 1 (SNMG1), e levando embarcado um destacamento de sistemas aéreos não tripulados, constituído por três sargentos, com formação em operação e manutenção UAV da classe Açor, com cerca de 15 kg. O drone irá permitir estender o raio de vigilância do navio, sendo de grande relevância em missões de vigilância e patrulhamento de espaços marítimos, tais como aquelas desempenhadas pela SNMG1.
NRP Côrte Real à passagem pelas ilhas Faroé em rota para o exercício Foto: SNMG1 |
UAV classe Açor Foto: Marinha Portuguesa |
Sem comentários:
Enviar um comentário