O A-29 Super Tucano tem vindo a ser insistentemente relacionado com a Força Aérea Portuguesa |
O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante Silva Ribeiro, confirmou em entrevista à CMTV no dia 29 de Agosto de 2022, a necessidade de cerca de 5000 efectivos para as Forças Armadas Portuguesas.
Na mesma entrevista, referiu ainda o interesse em voltar a ter helicópteros para "cobertura aérea", bem como "aeronaves a hélice para poderem operar em teatros africanos". E se a intenção de aquisição de helicópteros para teatro de combate há já muito tempo que foi assumida oficialmente, com verba inclusivamente inscrita na Lei de Programação Militar (LPM), esta será porventura a primeira vez que o interesse em aeronaves de asa fixa é admitido.
Apesar de aeronaves Super Tucano terem estado já por várias vezes em Portugal em avaliação, levando à circulação de vários rumores, o intuito de tais visitas nunca foi realmente assumido oficialmente.
Mais recentemente, foi comentado na imprensa internacional que teria havido uma oferta ao Estado Português, de uma dúzia de A-29 Super Tucano usados, mas mais uma vez sem confirmação oficial.
À luz das recentes declarações do CEMGFA, será por isso uma situação a acompanhar nos próximos tempos, até porque a LPM será revista brevemente.
Portugal vem participando há já vários anos operações de manutenção de paz na região do Sahel em África, e as autoridades políticas nacionais e internacionais têm reafirmado o interesse em manter essa participação.
Sem comentários:
Enviar um comentário