O P-3C CUP+ da Esq, 601 n/c 14809 agora destacado em Sigonella Imagem de arquivo |
Um destacamento de 36 militares da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave P-3C CUP+ da Esquadra 601 (Lobos), partiram no dia 6 de setembro, para Sigonella em Itália, para integrar as Operações “IRINI” e “SEA GUARDIAN 2022”. A informação foi avançada pelo Estado Maior General das Forças Armadas na tarde de hoje.
Contingente da Esq. 601 à partida para o destacamento Foto: EMGFA |
A Operação “IRINI”, no âmbito da União Europeia (UE), no Mar Mediterrâneo, tem por finalidade a aplicação do embargo ao armamento imposto pela ONU, em áreas específicas da costa Norte da África Central, e contribuir para a disrupção das redes de imigração ilegal. A Operação “SEA GUARDIAN” tem por finalidade promover a segurança marítima no Mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional da área, com foco nas atividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha.
A missão tem uma duração prevista de três meses.
Os "Lobos" têm contribuído regularmente em missões de patrulhamento do Mediterrâneo na última década, tanto em missões da NATO como da União Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário