Embraer KC-390 Millennium destinado à Força Aérea Portuguesa em testes de voo Foto: Embraer |
A Embraer deu conta em comunicado de imprensa, da progressão do primeiro avião KC-390 Millennium destinado à Força Aérea Portuguesa.
Segundo o fabricante, as atividades, realizadas na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, concentram-se nos ensaios em voo com o objetivo de atender aos requisitos específicos do Estado Português e que estão em certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
A primeira aeronave portuguesa (matrícula provisória PT-ZDK e futuro 26901 na FAP) entra assim na fase final antes da ida para a Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão NATO, a serem certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal e com o envolvimento da OGMA, subsidiária da Embraer em Portugal. Todas as atividades estão a ser acompanhadas pela Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa KC-390 da FAP.
VÍDEO
O Estado Português assinou contrato em 2019 para a aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador. A primeira tripulação portuguesa concluiu com sucesso o curso de qualificação em novembro de 2021.
A aeronave cumpre todos os requisitos da FAP, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, acrescentando capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.
Foto: Embraer |
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.
Aterragem em Gavião Peixoto, Brasil Foto: Embraer |
O C-390 Millennium e a sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves multimissão de transporte militar, que oferecem mobilidade e capacidade de carga aumentadas, rápida reconfiguração, alta disponibilidade, conforto aprimorado e segurança de voo, bem como gestão optimizada de custos operacionais, ao longo de seu ciclo de vida.
As primeiras entregas para a FAP estão programadas começarem em 2023, ao ritmo de uma por ano até 2027.
Além do Brasil e Portugal, também a Hungria e os Países Baixos têm encomendas do C-390 Millennium.
0 Comentários:
Enviar um comentário