sábado, 28 de janeiro de 2023

UM CORSAIR II PORTUGUÊS NA POLÓNIA - [M2373 - 05/2023]

Numa visita recente à Polónia, o nosso colaborador Pedro "Pugachev" Monteiro partilhou com o Pássaro de Ferro algumas imagens sempre interessantes e originais. Não é todos os dias que vemos um velho conhecido da Força Aérea Portuguesa coberto de neve, em terras tão longínquas.


As imagens seguintes, foram obtidas igualmente pelo mesmo autor, mas em 2019, no final do verão, nas quais podemos ver o estado geral do avião. Notar a ausência das estações 1 e 8 e os depósitos (drop) nos dois esquemas utilizados operacionalmente. Este avião não chegou a ser rematriculado, uma vez que foi retirado do serviço operacional, antes dessa alteração, ocorrida em 1993/94.


O LTV A-7P Corsair II s/n 5502 tem a sua história resumida neste dossier, que pode e deve ser consultado aqui.

O Pedro "Pugachev" Monteiro Oliveira é um entusiasta pela aviação em geral, mas com particular ênfase na militar. Tem um canal no Youtube, (clicar nesta ligação), com excelentes imagens alusivas à aviação militar, captadas em diversos eventos e geografias e que convidamos vivamente a subscrever!

O Pássaro de Ferro agradece-lhe, evidentemente, a cedência destas imagens.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

FAP INTERCEPTOU AERONAVE SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGA [M2372 - 04/2023]

Foto da aeronave suspeita captada a partir do P-3C da FAP

A Força Aérea Portuguesa emitiu uma nota de imprensa acerca da notícia que vem circulando na comunicação social sobre um avião ligeiro que terá sido visto a largar "fardos de haxixe" no dia de ontem, 24 de Janeiro de 2023, perto da A26 em Ferreira do Alentejo. 

Segundo a referida nota, "a Força Aérea detetou através do sistema de defesa aérea e de policiamento aéreo, uma aeronave em aproximação ao espaço aéreo português, sem comunicações e não identificada. Detetada a sul do Algarve e com rumo a norte, a Força Aérea de imediato ativou uma parelha de F-16M. Em simultâneo, e pelo facto da aeronave não identificada voar a baixa velocidade e a baixa altitude, foi também empenhado um avião P-3C CUP+

F-16M de alerta da FAP com mísseis reais         Foto de Arquivo

 Rota do P-3C n/c 14810 mobilizado para a operação de detecção e acompanhamento da aeronave suspeita visualizada no radar virtual ADSB-Exchange

"Através dos sistemas eletrónicos que equipam o avião P-3C CUP+ da Força Aérea, foi possível efetuar o seguimento e a monitorização do voo da aeronave suspeita, o que permitiu informar, em tempo real, a sua localização às autoridades competentes em terra. A aeronave suspeita acabaria por aterrar num local próximo de Ferreira do Alentejo." pode ainda ler-se na mesma nota.

A FAP divulgou igualmente imagens vídeo da intercepção à aeronave suspeita, até à aterragem da mesma, realizadas pelo P-3C da Esquadra 601 mobilizado: 

Imagens: Esq. 601/FAP

Segundo relata o Jornal de Notícias, a aguardar a entrega da droga em terra estavam traficantes numa viatura, que perseguidos pela GNR, saíram da A26 e entraram na EN259, em direção a Grândola, no nó da A2-Grândola Sul, seguindo depois pelo IC1. Acabaram depois por encaminhar-se para Azinheira dos Barros, onde entraram por caminhos de terra batida e abandonaram viatura e droga, fugindo a pé.

Até ao momento os suspeitos ainda não foram detidos.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

DELEGAÇÃO CHECA EM BEJA PELO C-390 [M2371 - 03/2023]

Notar a bandeira da Chéquia junto à porta de um dos protótipos KC-390, relativa à participação do país no projecto liderado pela Embraer

A Força Aérea Portuguesa noticiou a visita de uma delegação do Ministério da Defesa da República Checa, com vista a conhecer o projecto português do avião KC-390.

Segundo a mesma notícia, publicada no sítio de internet do EMFA, a visita decorreu na Base Aérea N.º 11, em Beja, no passado dia 17 de Janeiro, e contemplou a partilha de experiências relativas à implementação do novo sistema de armas KC-390, bem como a visita às instalações recentemente inauguradas naquela Unidade e que vão servir a nova aeronave. 

Delegação checa com pessoal da FAP na BA11       Foto: João Espinho/FAP

De notar que a República Checa é um dos países participantes na construção do C-390, produzindo peças para o aparelho na Aero Vodochody, nomeadamente a secção traseira da fuselagem e rampa de carga. O país demonstrou também intenção de comprar dois aviões, através da assinatura de uma Letter of Intent em 2010, mas não concretizou por enquanto a encomenda.


O Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador à Embraer, através de contrato assinado a 22 de Agosto de 2019, tendo a primeira aeronave portuguesa sido apresentada também em Beja, a 19 de Outubro de 2022. A FAP diz esperar receber o primeiro avião até ao final do corrente ano.

Além do Brasil (19 unidades) e Portugal (5 unidades), Hungria (2 unidades) e Países Baixos (5 unidades) são as encomendas do C-390 presentemente asseguradas.



domingo, 8 de janeiro de 2023

2022 EM DOZE IMAGENS [M2370 - 02/2023]

Ainda o ano de 2022 mal tinha começado e já a Real Força Aérea Norueguesa realizava a última missão operacional da sua frota de F-16, tornando-se assim o primeiro país a retirar de serviço o venerável "Viper" (se excetuarmos o caso italiano que alugou a frota por cerca de 10 anos). O Pássaro de Ferro esteve na base aérea de Bodø e registou esse momento para a história, a 6 de Janeiro.

No final de Janeiro, a Força Aérea Portuguesa destacou quatro F-16M para o policiamento aéreo da Islândia, que realizaram escala em Lossiemouth, na Escócia, onde os captámos antes da partida para Keflavique.

Já em Maio, realizou-se o NATO Tiger Meet 2022 em Araxos, Grécia, que sucedeu o NTM21 em Portugal. E se o exercício em Beja, no ano anterior, ainda sofreu bastantes ausências devido à pandemia de Covid, o NTM22 sofreria igualmente, mas com os efeitos colaterais da guerra na Ucrânia, iniciada em Fevereiro, e que colocou muitas condicionantes operacionais às esquadras da NATO e parceiros. A Esquadra 3/30 Lorraine, do Armée de l'Air venceria o prémio para a melhor pintura, numa evocação ao filme "300" num dos seus Rafale F3, e num piscar de olho à história dos anfitriões.

Com o aliviar da pandemia de Covid-19, regressaram os eventos públicos e os dias de Base Aberta da Força Aérea Portuguesa. A primeira realizou-se na Base Aérea nº6 (Montijo) no dia 5 de Junho, e por entre outras demonstrações, contou com um Lynx Mk.95A da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, também de regresso, após trabalhos de modernização.

Junho prosseguiu com a realização do exercício internacional ETAP-T22, de treino de aviões de transporte, a partir de Beja, mas com acção em vários aeródromos do país, incluindo Mogadouro, onde captámos este C-130J-30 Super Hercules da Royal Air Force, em aproximação à pista.

Ainda em Junho, mas na Turquia, realizámos a cobertura do exercício Anatolian Eagle em Konya, no qual marcaram presença, entre vários outras frotas mais ou menos "exóticas", dois Su-25 do Azerbaijão, aqui vistos à descolagem.

A 3 de Julho regressaram os grandes festivais aéreos a Portugal, com a comemoração do 70º aniversário da Força Aérea na Base Aérea nº11 em Beja. Entre outras exibições de grande valor, nomeadamente do F-16 belga e da patrulha Frecce Tricolor, esteve o vistoso Typhoon FGR4 da Royal Air Force, que "semeou" nuvens pelos céus alentejanos.

No dia 8 de Setembro foi apresentada em Sintra uma magnífica réplica de um SPAD 7C, caça francês da I Guerra Mundial, em que voaram aviadores do Corpo Expedicionário Português, estando a réplica do Museu do Ar pintada a bombordo com o número e insígnia do piloto Lello Portela e de Sousa Maya a estibordo.

Mais vistoso ainda que o Typhoon britânico, só o F-16 dinamarquês, que abrilhantou o dia de base aberta na BA5, em Monte Real, a 18 de Setembro, realizando uma exibição "de encher o olho", na célula decorada com a pintura comemorativa dos 800 anos da bandeira daquele país escandinavo.

Em Outubro deslocámo-nos até Mont-de-Marsan no sudoeste de França, para realizar a cobertura do exercício VOLFA 22, no qual participaram quatro F-16M das Esquadras 201 e 301 da FAP. Um dos Rafale da "casa" envergava ainda a pintura comemorativa dos 80 anos da Esquadra de Caça Normandie-Niémen, do Armée de l'Air, que tinha aliás já estado presente no exercício Real Thaw 2022 em Beja, em Junho e Julho pretéritos.

Aos 19 dias do mesmo mês de Outubro, de volta a Beja, foi a apresentação do primeiro avião KC-390 Millennium destinado à Força Aérea Portuguesa, naquela que será a sua futura base. No final da mesma semana, o avião regressaria contudo ao Brasil, às instalações da Embraer, para prosseguir com o programa de testes e certificações. O regresso a Portugal, acontecerá durante o ano de 2023, para completar certificações e entrega oficial à FAP.

O ano terminou com a passagem de uma parelha de F-16 da FAP pelas capitais de distrito de Portugal continental a 31 de Dezembro, tendo o Pássaro de Ferro captado o momento do sobrevoo à torre da Universidade de Coimbra.
 



sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

FORÇA AÉREA PORTUGUESA - 2022 EM NÚMEROS [M2369 - 01/2023]

Aeronaves C-130 e F-16 da FAP

A Força Aérea Portuguesa divulgou o resumo estatístico da actividade operacional de 2022, destacando aquele que foi o maior registo de pessoas auxiliadas dos últimos anos, entre transportes médicos aéreos, resgates e missões de busca e salvamento, num total de 912.

Segundo a nota de imprensa distribuída ontem 5 de Janeiro, em missões de transportes médicos aéreos foram transportados de urgência 816 doentes aos quais se somam 49 pessoas resgatadas a bordo de embarcações em alto mar e as 47 pessoas salvas em missões de busca e salvamento, em terra e no mar.

A assinalar ainda 15 missões de transporte de órgãos para transplante realizados, 631 horas de voo em missões de soberania do espaço aéreo nacional em vigilância do espaço aéreo, 208 missões de vigilância marítima em território nacional e internacional e 399 missões de reconhecimento e avaliação integradas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) que resultaram em 1641 horas de voo.

Infografia: FAP


ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>