Notar a bandeira da Chéquia junto à porta de um dos protótipos KC-390, relativa à participação do país no projecto liderado pela Embraer |
A Força Aérea Portuguesa noticiou a visita de uma delegação do Ministério da Defesa da República Checa, com vista a conhecer o projecto português do avião KC-390.
Segundo a mesma notícia, publicada no sítio de internet do EMFA, a visita decorreu na Base Aérea N.º 11, em Beja, no passado dia 17 de Janeiro, e contemplou a partilha de experiências relativas à implementação do novo sistema de armas KC-390, bem como a visita às instalações recentemente inauguradas naquela Unidade e que vão servir a nova aeronave.
Delegação checa com pessoal da FAP na BA11 Foto: João Espinho/FAP |
De notar que a República Checa é um dos países participantes na construção do C-390, produzindo peças para o aparelho na Aero Vodochody, nomeadamente a secção traseira da fuselagem e rampa de carga. O país demonstrou também intenção de comprar dois aviões, através da assinatura de uma Letter of Intent em 2010, mas não concretizou por enquanto a encomenda.
O Estado Português adquiriu cinco aeronaves KC-390 Millennium e um simulador à Embraer, através de contrato assinado a 22 de Agosto de 2019, tendo a primeira aeronave portuguesa sido apresentada também em Beja, a 19 de Outubro de 2022. A FAP diz esperar receber o primeiro avião até ao final do corrente ano.
Além do Brasil (19 unidades) e Portugal (5 unidades), Hungria (2 unidades) e Países Baixos (5 unidades) são as encomendas do C-390 presentemente asseguradas.
Sem comentários:
Enviar um comentário