Foto da aeronave suspeita captada a partir do P-3C da FAP |
A Força Aérea Portuguesa emitiu uma nota de imprensa acerca da notícia que vem circulando na comunicação social sobre um avião ligeiro que terá sido visto a largar "fardos de haxixe" no dia de ontem, 24 de Janeiro de 2023, perto da A26 em Ferreira do Alentejo.
Segundo a referida nota, "a Força Aérea detetou através do sistema de defesa aérea e de policiamento aéreo, uma aeronave em aproximação ao espaço aéreo português, sem comunicações e não identificada. Detetada a sul do Algarve e com rumo a norte, a Força Aérea de imediato ativou uma parelha de F-16M. Em simultâneo, e pelo facto da aeronave não identificada voar a baixa velocidade e a baixa altitude, foi também empenhado um avião P-3C CUP+"
F-16M de alerta da FAP com mísseis reais Foto de Arquivo |
Rota do P-3C n/c 14810 mobilizado para a operação de detecção e acompanhamento da aeronave suspeita visualizada no radar virtual ADSB-Exchange |
"Através dos sistemas eletrónicos que equipam o avião P-3C CUP+ da Força Aérea, foi possível efetuar o seguimento e a monitorização do voo da aeronave suspeita, o que permitiu informar, em tempo real, a sua localização às autoridades competentes em terra. A aeronave suspeita acabaria por aterrar num local próximo de Ferreira do Alentejo." pode ainda ler-se na mesma nota.
A FAP divulgou igualmente imagens vídeo da intercepção à aeronave suspeita, até à aterragem da mesma, realizadas pelo P-3C da Esquadra 601 mobilizado:
Imagens: Esq. 601/FAP
Segundo relata o Jornal de Notícias, a aguardar a entrega da droga em terra estavam traficantes numa viatura, que perseguidos pela GNR, saíram da A26 e entraram na EN259, em direção a Grândola, no nó da A2-Grândola Sul, seguindo depois pelo IC1. Acabaram depois por encaminhar-se para Azinheira dos Barros, onde entraram por caminhos de terra batida e abandonaram viatura e droga, fugindo a pé.
Até ao momento os suspeitos ainda não foram detidos.
A cabeça dos "sidewinder" não dava para seguir os foragidos? Estranho... Ora bem, fazendo as contas à hora de vôo... P: Epá, querem que se façam interceções com esquilos?! R: Não dá se forem voadores? P: E os coalas? R: O passatempo deles é dormir. Abre os olhes, ó ANTA. P: Aqueles que voam, idiota! R: Mas, há lá algum coala que voa? P: Voa, se tiver um "K"! R: Bela casa a arde... P: Quê, era melhor soltar um lince? R: Sempre consegue correr mais que o meu Ferrari parado. P: É melhor por as barbas de molho? R: Já nem esqueleto tenho! Só o lugar e a brisa a soprar. Foram à pesca, o raio dos gatos! Selvagens! "Casting": "P" (Pergunta); "R" (Resposta); não necessariamente. O consolo está em ver isto como sendo um monólogo da vagina.
ResponderEliminar