domingo, 26 de fevereiro de 2023

DEMONSTRAÇÃO DE PERFORMANCE A-7P - KOKSIJDE 1993 (vídeo) [M2383 - 15/2023]

 

Screenshot do vídeo de Marc Talloen da exibição do A-7P em Koksijde, Bélgica, 1993

Durante várias temporadas, nas décadas de 1980 e 1990, os A-7P Corsair II da Força Aérea Portuguesa realizaram demonstrações de performance, tanto a solo como em parelha. Momentos sobejamente apreciados, e ponto alto de festivais aéreos da época, tanto dentro como fora de portas, resistiram contudo poucos registos para a posteridade.

O vídeo que hoje aqui partilhamos, resumo da demo pelo então Capitão Jorge Estevez da Esquadra 304 - Magníficos, filmada por Marc Talloen em Koksijde, Bélgica, em 1993, é uma das raras excepções e, pese embora não apresentar a exibição completa, quanto mais não seja pela raridade, é um documento histórico digno de ser visto e apreciado.



sábado, 25 de fevereiro de 2023

Coronel Oleksander Oksanchenko - In Memoriam [M2382 - 14/2023]


A 25 de Fevereiro de 2022 era abatido por um míssil terra-ar S-400 russo, o Coronel Oleksander Oksanchenko, perecendo ao tentar defender a soberania do seu país, nas difíceis primeiras horas da invasão russa à Ucrânia. 

Celebrizado em tempos de paz, pelas demonstrações de performance no seu Sukhoi Su-27P entre 2013 e 2018 um pouco por toda a Europa, receberia mesmo o prémio de melhor exibição no Royal International Air Tattoo em 2017.

Coronel Oleksander Oksanchenko no Su-27 da Força Aérea Ucraniana

Oleksander Oksanchenko estava reformado de atividade operacional desde 2018, prosseguindo a carreira na Força Aérea Ucraniana como instrutor. Voluntariou-se para regressar ao ativo, em consequência da invasão do país, acabando por encontrar o destino dos heróis que ousam voar demasiado perto do Sol.

Volodymyr Zelensky atribuiu-lhe oficialmente o título de Herói da Ucrânia, sendo condecorado a título póstumo com a Ordem da Estrela de Ouro.

Cumprido que está um ano sobre essa data, bem como sobre o início da guerra, publicamos hoje doze imagens - uma por cada mês desde que partiu - em jeito de homenagem e simbólica de todos quantos já deram a vida nesse conflito, ainda sem fim à vista.












sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

ESQUADRA 506 COMEÇA A OPERAR O KC-390 EM SETEMBRO [M2381 - 13/2023]

KC-390 na BA11 em Beja em Outubro de 2022

A Esquadra 506 irá iniciar a actividade com o KC-390 em Beja, a partir de Setembro de 2023. A informação foi avançada pela publicação alentejana Diário Campanário, citando Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal bejense.

O avião de transporte fabricado pela Embraer e destinado à Força Aérea Portuguesa, foi pela primeira vez apresentado na Base Aérea nº11, em Beja, em Outubro de 2022, aquando da inauguração das instalações da Esquadra 506, que irá operar o modelo.

O presidente bejense à direita, juntamente com o CEMFA, primeiro-ministro e ministra da Defesa na apresentação do KC-390 na BA11 a 19 e outubro de 2022

Após isso, a aeronave regressou ao Brasil, para continuar certificações de equipamentos e capacidades, tarefa, que deveria ser completada depois em Portugal para os equipamentos específicos do modelo português, antes da entrega  à Força Aérea Portuguesa, então estimada para Março de 2023. À luz destas revelações, o processo parece, por isso, estar atrasado sensivelmente meio ano, face ao previsto inicialmente.



FALCON 900 COM CALLSIGN DA ESQUADRA 504 DA FAP - atualizado 25/02/2023 [M2380 - 12/2023]

Falcon 900B matrícula CS-DTP no Porto Santo em 2016 fotografado por Paulo Brito

O Falcon 900 de matrícula CS-DTP, da empresa de aviação Omni, que esteve envolvido no famoso caso de tráfico de droga a partir do Brasil em Fevereiro de 2021, foi captado ontem, 23 de Fevereiro de 2023, no radar virtual ADSB Exchange, a realizar o trajecto de Tires, onde se encontrava, para o aeroporto de Lisboa.


Esta aeronave encontrava-se hipotecada à entidade pública Parvalorem, como garantia de uma dívida de 17M EUR ao extinto BPN. O Correio da Manhã viria a noticiar posteriormente o interesse do Estado em tomar posse deste  mesmo Falcon 900, alegadamente para juntar à frota de Falcon 50 da Esquadra 504 da Força Aérea Portuguesa, utilizada no transporte de VIPs, evacuações médicas urgentes e transporte de órgãos.

A Esquadra 504, apesar de oficialmente sediada na Base Aérea nº 6 no Montijo, opera as suas aeronaves a partir do Aeródromo de Trânsito nº 1 em Figo Maduro (junto ao aeroporto de Lisboa), para onde se dirigiu ontem o Falcon 900 da Omni. Embora apresentando ainda a matrícula civil CS-DTP no radar ADSB, o pormenor que leva a crer que o processo de transferência para a FAP esteja em curso, é o callsign "LINCE01", típico da Esquadra 504 "Linces".

Emblema da Esquadra 504 - Linces

Actualização 25/02/2023

Ainda antes do final do dia de ontem, o Ministério da Defesa confirmou o negócio do Falcon 900, no valor de 4,8M EUR. Este valor é decorrente de avaliação por avaliador independente e será abatido à dívida da Omni à Parvalorem. De igual modo a Força Aérea inspecionou e testou previamente o aparelho, que irá agora juntar-se à frota Falcon 50, tal como o Pássaro de Ferro havia referido.



domingo, 19 de fevereiro de 2023

IMAGENS DO PRIMEIRO KC-390 PORTUGUÊS COM SISTEMA DE REABASTECIMENTO EM VOO (Vídeo) [M2379 - 11/2023]

Screenshot do vídeo do canal Brazil Aviation Araraquara no qual é possível ver o KC-390 português configurado com o pod para reabastecimento em voo tipo drogue 
O canal de Youtube "Brazil Aviation Araraquara SP" partilhou imagens captadas nas proximidades das instalações da Embraer em Gavião Peixoto, nas quais é possível ver o primeiro avião KC-390 destinado à Força Aérea Portuguesa.

São pouco mais de 15 minutos de aproximações e sobrevoos à pista de Gavião Peixoto, mas que permitem vislumbrar o que parece ser o equipamento para fornecer reabastecimento de combustível em voo (Wing Air Refueling Pod), do tipo "drogue" .

Veja o vídeo:

Recordamos que esta aeronave, que foi apresentada em Beja a 19 de Outubro pretérito, regressou poucos dias depois ao Brasil, para completar certificações de equipamentos e capacidades. Uma bateria adicional de certificações terá de ser ainda realizada em Portugal, relativa a equipamentos específicos da versão portuguesa, antes de ser finalmente entregue à Força Aérea Portuguesa, quando receberá a matrícula 26901.


Agradecimentos: Marcos Henrique e canal Brazil Aviation Araraquara



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

CHEFE DE ESTADO-MAIOR DA REAL FORÇA AÉREA DOS PAÍSES BAIXOS EM PORTUGAL PELO C-390 [M2378 - 10/2023]

A sede da Esquadra 506 na BA11 que irá receber o KC-390       Foto: FAP

O Chefe de Estado-Maior da Real Força Aérea dos Países Baixos, General Dennis Luyt, realizou uma visita oficial à Força Aérea Portuguesa, tendo sido recebido pelo seu congénere, Gen. João Cartaxo Alves, no Estado-Maior da Força Aérea em Alfragide, no dia 13 de Fevereiro de 2023.

Gen. Cartaxo Alves e Gen. Dennis Luyt    Foto: FAP

No dia seguinte, a visita prosseguiu na Base Aérea nº11, em Beja, onde o Gen Luyt foi recebido pelo Comandante da unidade, Cor. Carlos Lourenço, tendo visitado as instalações dos exercícios internacionais, e especialmente o hangar e as instalações da futura Esquadra 506, que irá receber o avião KC-390 Millennium. 

À semelhança de Portugal, os Países Baixos escolheram também o avião de transporte da Embraer, para substituir a sua frota de C-130 Hercules na Força Aérea, razões por isso, para procurar pontos de possível cooperação.

O Cor. Carlos Lourenço na apresentação na BA11    Foto: FAP

Isso mesmo fez questão de referir o Gen. Luyt na sua conta da rede social Twitter:


Portugal irá dispor por exemplo, de um simulador de voo para o C-390, que estará disponível para outros utilizadores na Europa e Médio Oriente, mas muitas outras áreas poderão beneficiar de sinergias criadas pela operação do mesmo tipo de frota, à semelhança aliás, do que ocorreu com a frota F-16 MLU.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

HELICÓPTEROS PARA O EXÉRCITO NA REVISÃO DA LPM [M2377 - 09/2023]

Helicópteros NH90 do Exército alemão em Tancos no exercício Hot Blade 2018. O Exército português nunca chegaria a receber nenhum dos dez helicópteros do mesmo modelo encomendados para a UALE

Segundo noticia o Expresso na sua edição de hoje 10 de Fevereiro de 2023, a revisão da Lei de Programação Militar (LPM) já aprovada no Conselho Superior de Defesa Nacional, prevê a atribuição de helicópteros para uso do Exército.

Recordamos que o contrato dos helicópteros NH90 destinados à Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE), foi cancelado em 2012 pelo executivo de então, bem como o objectivo do ramo terrestre das Forças Armadas em ter aeronaves próprias, face à crise económica em que o país mergulhou.

Mais tarde, já em 2019, a LPM passou a contemplar a aquisição de "helicópteros evacuativos", ditada principalmente pelas necessidades das Forças Nacionais Destacadas em África, com uma provisão de 53M EUR e supostamente destinados à Força Aérea, mas cujo concurso, ou compra, nunca chegaria a concretizar-se, por entre indecisões e desacordos relativamente às características dos helicópteros a adquirir.

Mais recentemente, a 11 de Outubro de 2022, o deputado do PCP João Dias em Comissão de Defesa Nacional, expressou a sua preocupação à ministra da Defesa, Helena Carreiras, pela possível sobreposição de meios aéreos do Exército, com a Força Aérea e Proteção Civil, baseando-se no despacho por ela assinado, que admitia o regresso das asas rotativas ao Exército. Helena Carreiras respondeu que o referido despacho se destinava exactamente à avaliação dessa possibilidade, mas que não era então ainda um dado adquirido, estando dependente do resultado da mesma avaliação.

À luz da recente notícia veiculada pelo Expresso, esta possibilidade parece assim vir a concretizar-se, restando saber agora se será mesmo desta vez que o Exército vai ganhar asas (rotativas). 

Recordamos que ao longo das três últimas décadas, já por duas vezes o Exército teve helicópteros encomendados, primeiro com EC635 e depois com os referidos NH90. Mas depois de muitos milhões de Euros desperdiçados, nem Exército nem Força Aérea chegariam a recebê-los. 

Ironicamente, há contudo a referir que os NH90, além de um preço de aquisição extremamente elevado, têm apresentado dificuldades de toda a ordem aos seus utilizadores, que estão a levar inclusivamente à retirada de serviço antecipada em vários países, depois de poucos anos de vida operacional. Pelo que, apesar das verbas desperdiçadas com o cancelamento do contrato dos NH90 em 2012, apresenta-se agora a possibilidade ao Estado Português de "emendar a mão" e adquirir um modelo mais fiável e adequado às necessidades nacionais.

Fica por saber igualmente, como será feita a dotação de meios técnicos e humanos para a operação dos helicópteros, dado que a UALE foi extinta em 2015. E de igual modo, a dotação orçamental para a aquisição das aeronaves, uma vez que a anterior verba de 53M EUR sempre pareceu curta para a aquisição de meios adequados a uma missão de carácter táctico, como sejam os "helicópteros evacuativos". 

Aguardemos pela divulgação da LPM.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

PORTUGAL SEM DISPONIBILIDADE PARA FORNECER F-16 À UCRÂNIA [M2376 - 08/2023]

Caças F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa

Portugal não tem disponibilidade para poder fornecer caças F-16 á Ucrânia. A afirmação é do primeiro-ministro António Costa, à chegada ao Conselho Europeu em Bruxelas, para uma reunião de líderes da União Europeia na manhã de hoje, onde estaria presente também o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Não é uma questão de 'linha vermelha'. No nosso caso nós temos um programa de empenho dos nossos caças F-16 em vários programas da NATO. Vamos agora estar numa missão de polícia aérea nos próximos meses na Lituânia. Temos, por outro lado, um acordo de cooperação com a Roménia relativamente aos caças F-16. Portanto aí é uma área onde não temos disponibilidade, visto que os meios que temos estão todos alocados a missões que não podemos prescindir” disse aos jornalistas.

Zelensky tem reiterado os pedidos para o fornecimento de armas à Ucrânia, incluindo aviões de caça, que permitam fazer frente ao invasor russo. É neste contexto que o F-16 tem sido ventilado como uma das principais, senão a principal, possibilidade, devido a vários factores como sejam o número de células existentes (é o caça mais numeroso da actualidade), a existência de cadeia logística para o fornecimento de peças em quantidade e celeridade, e a facilidade de formação de pilotos e mecânicos, além de ser também o preferido dos próprios pilotos ucranianos.

Países Baixos e Polónia, também utilizadores de F-16, já demonstraram disponibilidade para discutir o assunto. Segundo afirmou António Costa, Portugal não tem a mesma facilidade.

Costa confirmou contudo, o envio de três tanques Leopard para a Ucrânia durante o mês de Março. Não é conhecido ainda assim, como está o processo de envio de helicópteros Kamov Ka-32 utilizados no combate a incêndios, mas imobilizados desde 2018, que o executivo português prometeu enviar à Ucrânia no passado mês de Outubro de 2022, mas que não se concretizou até ao momento.

A Força Aérea Portuguesa possui presentemente uma frota de 25 caças F-16 MLU, tendo já alienado 17 à Roménia, através do programa a que se referia António Costa.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

SUCEDEM-SE AS OPERAÇÕES DE COMBATE AO NARCOTRÁFICO [M2375 - 07/2023]

Imagem de uma das lanchas, captada pelo sensor da aeronave de patrulhamento da Força Aérea   Foto: FAP
Na sequência de uma monitorização aérea efetuada por uma aeronave da Força Aérea na madrugada de hoje 7 de Fevereiro de 2023, em águas internacionais ao largo da costa Sul de Portugal Continental, foram localizadas sete embarcações de alta velocidade suspeitas de transporte ilícito de estupefacientes por via marítima. Foi então desencadeada uma operação conjunta, articulada entre o Comando Regional da Policia Marítima do Sul e a Marinha, com ativação de embarcações das mesmas entidades.

Segundo revelou a Marinha, deu-se imediatamente início a uma perseguição e tentativa de abordagem às embarcações suspeitas, com o apoio do meio aéreo, tendo sido possível intercetar duas embarcações de alta velocidade, com dezenas de bidões de combustível a bordo, que foram prontamente apreendidas. Após a abordagem, foram detidos três homens, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, por fortes suspeitas da prática do crime de tráfico ilícito de estupefacientes.

Os fardos de haxixe recolhidos do mar pela Marinha      Foto: Marinha Portuguesa

No decorrer da mesma operação foram recolhidos da água nove fardos de estupefacientes, com um total de cerca de 315kg de haxixe, que serão posteriormente entregues à Polícia Judiciária. As embarcações apreendidas foram conduzidas para terra, com o apoio de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha e de uma embarcação da Polícia Marítima.

Desde 27 de janeiro este tipo de ações conjuntas permitiram apreender 9 embarcações de alta velocidade, cerca de 470 fardos correspondentes a mais de de 16 toneladas de haxixe e a detenção de 19 pessoas.

Não foi revelado o tipo de aeronave da Força Aérea envolvida nas operações.




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

OFICIALIZADA A BASE AÉREA Nº8 EM OVAR [M2374 - 06/2023]

Aeródromo de Manobra nº1 em Maceda-Ovar que será renomeado Base Aérea nº8

Em nota à comunicação social na tarde do dia de hoje 6 de Fevereiro de 2023, o Ministério da Defesa deu conta da conclusão da reforma da estrutura superior das Força Armadas. Aprovado no Conselho de Ministros do passado dia 2 de Fevereiro, o Decreto Regulamentar conclui a reforma da estrutura superior das Forças Armadas iniciada em 2021, com a revisão da Lei de Defesa Nacional e com a aprovação da nova Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA).

O diploma, aprova a estrutura orgânica do EMGFA sendo igualmente alteradas as estruturas orgânicas da Marinha, do Exército e da Força Aérea, por forma a refletir o novo enquadramento legislativo e a garantir a necessária coordenação de processos e a coerência estrutural.

Relativamente à Força Aérea, a referida nota, especifica a "reestruturação dos órgãos centrais de administração e direção,  sendo definidas as competências do Gabinete Coordenador de Missão no âmbito dos Incêndios Rurais. Procede-se também à reestruturação do Comando Aéreo por forma a refletir uma maior coerência estrutural, desde logo, com a criação da Base Aérea n.º 8, em Ovar, por transformação do Aeródromo de Manobra n.º 1".

Refira-se a título de curiosidade que a Base Aérea nº8 esteve para ser em Alverca, ainda nos idos anos 1960, não tendo contudo chegado a assumir essa designação, ficando um "salto" na numeração das bases portuguesas de então, da BA7 (mais tarde também AM2, em S. Jacinto) para BA9 (Luanda). 

Com a promoção do AM1 ao estatuto de Base Aérea, que deverá significar a atribuição de esquadra(s) de voo permanente(s), a BA8 toma finalmente corpo.




ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>