Aeródromo de Manobra nº1 em Maceda-Ovar que será renomeado Base Aérea nº8 |
Em nota à comunicação social na tarde do dia de hoje 6 de Fevereiro de 2023, o Ministério da Defesa deu conta da conclusão da reforma da estrutura superior das Força Armadas. Aprovado no Conselho de Ministros do passado dia 2 de Fevereiro, o Decreto Regulamentar conclui a reforma da estrutura superior das Forças Armadas iniciada em 2021, com a revisão da Lei de Defesa Nacional e com a aprovação da nova Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA).
O diploma, aprova a estrutura orgânica do EMGFA sendo igualmente alteradas as estruturas orgânicas da Marinha, do Exército e da Força Aérea, por forma a refletir o novo enquadramento legislativo e a garantir a necessária coordenação de processos e a coerência estrutural.
Relativamente à Força Aérea, a referida nota, especifica a "reestruturação dos órgãos centrais de administração e direção, sendo definidas as competências do Gabinete Coordenador de Missão no âmbito dos Incêndios Rurais. Procede-se também à reestruturação do Comando Aéreo por forma a refletir uma maior coerência estrutural, desde logo, com a criação da Base Aérea n.º 8, em Ovar, por transformação do Aeródromo de Manobra n.º 1".
Refira-se a título de curiosidade que a Base Aérea nº8 esteve para ser em Alverca, ainda nos idos anos 1960, não tendo contudo chegado a assumir essa designação, ficando um "salto" na numeração das bases portuguesas de então, da BA7 (mais tarde também AM2, em S. Jacinto) para BA9 (Luanda).
Com a promoção do AM1 ao estatuto de Base Aérea, que deverá significar a atribuição de esquadra(s) de voo permanente(s), a BA8 toma finalmente corpo.
6 Comentários:
Tenho a certeza absoluta c´a forca aérea da Bolívia um dia irá nos visitar, assim como a da Suazilândia, Burundi, Lesoto, Ruanda; Seicheles; Belize; El Salvador; Honduras; Tuvalu; Tonga; Bonga; Pimba; Pinga; Para; Dentro. Se faltar espaço, digam. Não se acanhem.
Só te faltam as penas ...
Paletma!
PALERMA!!!
Comele alloz xau-xau pode tele efeitos secundálios. Eu já tele bicos nos olhos. Bem-dita guerra na Ucrânia... É desta que vamos ter os F35. E não se terem lembrado de comprarem mais submarinos... Mas também não são precisos, pois não faltam peritos em mandar o país ao fundo.
Ovar já esteve no passado (anos 60-70) para ser BA8. Peços vistoos é agora
Enviar um comentário