Grupo de trabalho junto ao primeiro KC-390 português Foto: FAP |
Encontra-se a decorrer na Base Aérea nº11 em Beja, o primeiro encontro de utilizadores da aeronave C-390 Millennium.
No evento, que teve início no dia 28 e terminará a 31 de Março de 2023, intervenientes das Forças Aéreas Brasileira e Portuguesa e do fabricante Embraer, para cooperação, colaboração e partilha de conhecimentos com representantes da Áustria, Chéquia, Hungria, Países Baixos e também da OGMA, sobre o sistema de armas C-390 Millennium.
👏 #OGMA is attending the 1st C-390 operators’ meeting, invited by @fap_emfa!
— OGMA (@OGMA_PT) March 29, 2023
🙌 The event, which is taking place at Beja Air Base, aims to share knowledge and experiences among operators of this aircraft and is being attended by several Air Forces. pic.twitter.com/e8zROpOza6
Cor. Carlos Lourenço Cdt. da BA11 e CEMFA Gen. Cartaxo Alves com os participantes à saída do edifício da futura Esquadra 506 que operará o KC-390 na FAP Foto: FAP |
O evento, que teve abertura pelo Chefe de Estado-Maior da FAP, Gen. Cartaxo Alves, contou com diversas apresentações sobre a aeronave, os participantes tiveram também oportunidade de conhecer as instalações que irão receber a frota de cinco KC-390 da Força Aérea Portuguesa e o simulador de voo, que estará disponível para outros utilizadores do modelo.
Visita ao hangar da frota KC-390 na BA11 Foto: FAP |
A FAP adiantou ainda na mesma nota de imprensa que deu a conhecer o evento, que o primeiro KC-390, que se encontra em Beja em fase de certificações, deverá ser recebido oficialmente "até ao final do ano".
Dos países participantes, o Brasil é o que se encontra em fase mais avançada de utilização, tendo sido emitido recentemente o certificado de FOC (Full Operational Capability) do modelo. A Hungria tem duas aeronaves encomendadas, estando a primeira em fase final de montagem, enquanto os Países Baixos se comprometeram com a compra de cinco células. A República Checa por enquanto apenas faz parte do programa de produção de componentes.
0 Comentários:
Enviar um comentário