Screenshot de vídeo do canal Youtube Felipe Aviation, da escala em Recife |
A aeronave havia já estado em Portugal em Outubro de 2022, aquando da inauguração das instalações da futura Esquadra 506, que irá operar o modelo na FAP, tendo regressado pouco depois ao Brasil, para completar os voos de teste e certificações de sistemas, pela Embraer. Já na fase final desta etapa, foi avistado recentemente em Gavião Peixoto, onde se situam as instalações da Embraer, no estado de São Paulo, com o equipamento para reabastecimento em voo, uma das funções principais que irá desempenhar, a par com o transporte de carga.
Envergando ainda a matrícula temporária PT-ZDK, partiu ontem à tarde de regresso a Portugal, com uma primeira escala em Recife, ainda no Brasil, onde foram captadas as imagens no vídeo abaixo, pelas 17h40 locais.
O voo prosseguiu menos de uma hora depois, rumo à ilha do Sal, no arquipélago de Cabo Verde, para mais uma curta escala, antes de realizar o último segmento do percurso, com aterragem em Beja às 9h06, naquela que será a sua futura base.
Screenshot do Flight Radar 24 com a chegada à BA11 |
A aeronave, terá contudo que realizar ainda uma bateria de testes e certificações dos equipamentos específicos do modelo português, antes de ser finalmente aceite pela FAP, quando receberá a matrícula definitiva 26901 e será incorporada à Esquadra 506.
Segundo informações anteriores, o KC-390 deverá iniciar a actividade operacional em Setembro de 2023.
0 Comentários:
Enviar um comentário