sexta-feira, 14 de abril de 2023

ELEPHANT WALK NA BASE ONDE SE FORMAM OS PILOTOS DE CAÇA PORTUGUESES (com vídeo) [M2398 - 30/2023]

40 T-38 e 40 T-6 Texan II na pista de Sheppard no dia 7 de abril de 2023   Foto: Sheppard AFB
ENJJPT é uma sigla algo complicada, mas que designa a Escola de Pilotagem onde são formados actualmente os pilotos de caça da Força Aérea Portuguesa.

 A escola de pilotagem Euro-NATO Joint Jet Pilot Training (ENJJPT) está localizada na base da Força Aérea dos EUA em Sheppard, no Texas. Foi fundada em 1981 e é uma parceria entre a NATO e os Estados Unidos. O objetivo da ENJJPT é fornecer treino de pilotagem avançado para pilotos de caça de países membros da NATO, de modo a aumentar a interoperabilidade entre as forças aéreas da Aliança Atlântica e igualmente partilhar custos e meios de treino.

O programa da ENJJPT é altamente competitivo e rigoroso, estendendo-se por aproximadamente 55 semanas. Os candidatos selecionados passam por um treino intensivo em aeronaves T-6 Texan II e T-38C Talon, recebendo instrução principalmente em combate aéreo e operações táticas. 

Desde a sua fundação, a ENJJPT formou mais de 7500 pilotos de mais de 14 países membros da NATO. O programa é considerado uma das melhores escolas de pilotagem de caça do mundo.


T-6A Texan II       Fotos: Sheppard AFB

Além do treino de pilotagem, a ENJJPT também enfatiza o desenvolvimento de capacidades de liderança e trabalho em equipa. A escola tem uma cultura forte de apoio e camaradagem entre os alunos e muitos pilotos mantêm contacto com antigos camaradas ao longo das carreiras.

Apesar de nas últimas décadas muitos pilotos-alunos da Força Aérea Portuguesa terem realizado o curso de instrução avançada de pilotagem nos EUA, e principalmente desde a retirada de serviço da frota Alpha Jet, este ano a formação dos pilotos de caça portugueses passou a ser exclusivamente realizada na ENJJPT, estando além disso, colocados também em Sheppard dois pilotos-instrutores da FAP.


T-38C Talon       Fotos: Sheppard AFB

A 7 de abril de 2023, cerca de 4000 militares e 80 aeronaves realizaram um Elephant Walk único, incluindo T-38C Talon e 40 T-6A Texan da 80ª FTW na pista de Sheppard.

Foto: Alan-Quevy
A chave do poder aéreo são aviadores excecionais, e a chave para aviadores excecionais é o treino excecional”, disse na ocasião o Brig. General Lyle K. Drew, comandante da 82ºTW. “É isso que fazemos aqui em Sheppard, e este Elephant Walk é a nossa mensagem para o mundo de que os EUA e os seus parceiros internacionais continuam comprometidos em formar os aviadores mais bem treinados do mundo.

Vídeo



Sem comentários:

Enviar um comentário