Num tweet publicado na noite de ontem, 9 de Maio de 2023, pelo governador do estado da Pensilvânia, Josh Shapiro, na sequência da visita às instalações da Leonardo em Filadélfia, naquele mesmo estado dos EUA, é possível ver em fundo, o que parece ser um AW119 com pintura semelhante à utilizada pela frota da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Proud that @LDO_Helicopters calls Philadelphia and our Commonwealth home, building state-of-the-art equipment that help our law enforcement agencies keep our communities safe and provide critical transport and support in times of great need.
— Governor Josh Shapiro (@GovernorShapiro) May 9, 2023
The future will continue to be made… pic.twitter.com/k89WTW4qzj
A Esquadra 552 da FAP está equipada com cinco helicópteros AW119 Koala, provenientes da linha de montagem de Filadélfia e entregues entre 2019 e 2020, com um esquema de pintura similar ao que é possível ver na foto. Embora seja impossível fazer uma identificação positiva com absoluta certeza, tudo leva a crer tratar-se de uma das duas células que fazem parte da cláusula de opção do contrato inicial, que foi accionada em 2021, como parte do pacote de meios aéreos ligeiros, para combate a incêndios rurais.
AW119 Koala operacional com a Esquadra 552 da FAP |
Segundo o cronograma do programa de aquisição de meios aéreos para o DECIR, os dois primeiros helicópteros ligeiros, de um total de seis, deveriam ter sido entregues ainda em 2022, com os restantes quatro a serem entregues até 2025.
Sem comentários:
Enviar um comentário