|
Um "four-ship" de dois EH101 Merlin da FAP e dois Merlin Mk.4 da Royal Navy Foto via Royal Navy |
Entre 31 de Maio e 2 de Junho, decorreu a partir da Base Aérea nº6 no Montijo, um exercício combinado com helicópteros EH101 Merlin da Esquadra 751 da Força Aérea Portuguesa e um destacamento de três Merlin Mk.4 do 846 Naval Air Squadron da Royal Navy.
|
Os participantes do exercício Foto: FAP |
O principal objectivo foi o intercâmbio de experiências dos pontos fortes de cada uma das Esquadras. Assim, a Esquadra751 demonstrou as suas valências na Busca e Salvamento, realizando evacuações simuladas de grandes navios porta contentores em trânsito no Atlântico, recuperação com guincho em penhascos na costa portuguesa e recuperações com maca no mar. Num exemplo de interoperabilidade, uma saída culminou com um operador de sistemas do 846 NAS a operar com os pilotos da Esq 751, para recuperar um recuperador-salvador português.
Já o 846 NAS, que integra o Commando Helicopter Force, proporcionou à Esq 751 o contacto com competências adicionais nos campos do combate ao narcotráfico e antiterrorismo. A esquadra britânica aproveitou ainda para proporcionar treino de destacamento de forças e Navegação Aérea Continental.
|
Algumas das actividades realizadas sobre terra e o regresso à BA6 Foto: Royal Navy/Crown |
“Embora voemos a mesma aeronave, pudemos aprender muito uns com os outros sobre como operamos”, disse o Comandante Richard Bartram, Comandante do 846 NAS. “O Montijo tem uma localização perfeita para realizar inúmeras missões de treino, de que necessitamos para ser proficientes. Desde voo a baixa altitude, a tiro com helicanhão, voo de montanha, treino de guincho e fast rope para navios, as infraestruturas disponíveis para o treino da Esq 751 são impressionantes, com acesso fácil à distância de uma hora de voo. E o maior bónus é a excelente metereologia que eles têm aqui durante a maior parte do ano.”
A culminar o exercício, foi realizado um voo "four-ship" com dois Merlins de cada uma das Forças, liderado pela Esq 751, sobre as pontes Vasco da Gama e 25 de Abril e a costa portuguesa.
|
Fotos: Royal Navy/Crown |
Foi ainda assinado um memorando de entendimento entre as duas esquadras na presença do Embaixador inglês em Lisboa, Chris Sainty, e da Comandante da Base Aérea N.º 6, Coronel Diná Azevedo. De realçar que este ano celebram-se 650 anos do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinado em 16 de junho de 1373, em Londres, entre Portugal e o Reino Unido, sendo considerada a mais antiga aliança do mundo, entre dois países.
|
Os comandates do 846 NAS (Com. Richard Bartram - esq) e Esq 751 (Maj. David Silva - dir) Foto: Royal Navy/Crown |
|
A Cor. Diná Azevedo (esq), o Embaixador inglês Chris Sainty (centro) ao centro e o adido de Defesa britânico TCor Kiam Murphy, com os comandantes das Esquadras de voo Foto: FAP |
Fantásticas fotografias e artigo.
ResponderEliminarObrigado, Paulo!
Belas imagens, sim senhor! Obrigado pela partilha. É sempre motivante, ainda mais em tempos bastante conturbados. Tenho pena de ainda não ter tido a oportunidade de ver presencialmente os Merlin. O camuflado parece intemporal, assenta bem. Talvez venhamos a ver de novo os restantes C-130 voltarem às cores anteriores, já que os KC390 irão ficar com o cinza "rigor mortis". Os Coalas bem precisam de mudar de cores também.
ResponderEliminarBem que eu vi 2 Merlin cinza passarem por cima da expo no dia 29. E pensei, mas a FAP está a alterar a pintura?
ResponderEliminarObrigado