Aproximação à pista de Recife ao final do dia 20 de Julho Foto: Bruno Carvalho |
Foto: Bruno Carvalho |
O (ainda) PT-ZDK já na placa do aeroporto de Recife após a aterragem |
sexta-feira, 21 de julho de 2023 às 09:24
Aproximação à pista de Recife ao final do dia 20 de Julho Foto: Bruno Carvalho |
Foto: Bruno Carvalho |
O (ainda) PT-ZDK já na placa do aeroporto de Recife após a aterragem |
quarta-feira, 19 de julho de 2023 às 12:30
KC-390 da FAB em largada de água com o sistema MAFFS II Foto: FAB |
O Esquadrão Zeus da Força Aérea Brasileira (FAB) deu início no dia 15 de Julho de 2023, ao treino de Combate a Incêndio em Voo, com o KC-390 Millennium, que irá permitir a operacionalização deste tipo de missão com a nova aeronave.
Este treino operacional, que irá estender-se até dia 23 de Julho, irá capacitar tanto pessoal navegante, como as equipas de solo, na utilização do sistema MAFFS II, em ações de combate a incêndios florestais, incluindo largadas de água em terreno plano, lateral e em descida, simulando os diversos relevos, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 50m).
Segundo o Comandante do Esquadrão Zeus (1º Grupo de Transporte de Tropa -1ºGTT), Tenente-Coronel Bruno Américo Pereira, o objetivo do treino é incorporar mais uma capacidade da aeronave. “Capaz de realizar os procedimentos específicos da Ação de Força Aérea referente ao Combate a Incêndio em Voo, essa é uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, o que exige muito da tripulação”, relatou a FAB na notícia divulgada no sítio de internet da instituição.
Sistema de abastecimento de água no solo Foto: FAB |
O sistema MAFFS II utilizado, projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões (aproximadamente 11.300 litros) de água, com ou sem retardante. Com o MAFFS II é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do avião, sendo por isso mais eficiente que o MAFFS de primeira geração. O sistema é modular, podendo rapidamente ser instalado e desinstalado do compartimento de carga da aeronave, requerendo apenas energia elétrica da aeronave para o seu funcionamento.
O avião multimissão KC-390 Millennium foi também adquirido pela Força Aérea Portuguesa, em contrato assinado em 2019, tendo o combate a incêndios como uma das missões descritas na lista de capacidades que levaram à sua aquisição, estando para isso previstos dois kits de combate a incêndios, segundo declarações de Gomes Cravinho, ministro da Defesa de então.
sexta-feira, 14 de julho de 2023 às 18:00
Simulador do KC-390 Millennium Foto via FAB |
Falando na Conferência Força Aérea 5.3 em Beja, à margem do Beja Air Show, realizado na Base Aérea nº11, em Junho passado, sobre o programa de aquisição do avião de transporte que equipará em breve a Esquadra 506 da FAP, o General CEMFA adiantou ainda que a recepção do primeiro avião, que se encontra já em Portugal e completou a série de certificações específicas do modelo português/NATO, será feita no final de Setembro de 2023, enquanto o segundo avião, que está em fase final na linha de montagem na Embraer, será entregue até ao final de Março de 2024.
O primeiro KC-390 destinado à FAP já em Beja, embora ainda com matrícula provisória PT-ZDK por ainda não ter sido aceite oficialmente |
O representante da FAP (terceiro da direita) com as individualidades na inauguração Foto via FAB |
"O equipamento proporciona treinarmos os pilotos em circunstâncias que não faríamos normalmente ou porque seriam muito caras ou muito perigosas. Agora há a possibilidade de fazermos vários tipos de treinos numa mesma missão. Desse modo, o simulador modifica completamente a formação de um piloto”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, Comandante do Preparo.
quarta-feira, 12 de julho de 2023 às 12:22
F-16 dinamarquês à descolagem nos Paises Baixos Foto de arquivo |
Portugal é um dos onze países que assinaram a Declaração Política da Coligação de treino F-16 para formação da Força Aérea Ucraniana.
O documento foi assinado ontem 11 de Julho de 2023 em Vilnius, Lituânia, à margem da cimeira da NATO, por Helena Carreiras, na qualidade de ministra da Defesa, e pelos homólogos da Bélgica, Canadá, Dinamarca, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Roménia e Suécia.
À margem da cimeira da #NATO, a ministra Helena Carreiras e homólogos de dez países parceiros assinaram uma declaração conjunta de compromisso com ações de treino e de formação de pilotos e técnicos ucranianos em aeronaves F16, em apoio à resistência 🇺🇦 contra a agressão 🇷🇺. pic.twitter.com/mNKana2ULH
— Defesa Nacional (@defesa_pt) July 11, 2023
Embora o tweet do Ministério da Defesa Nacional seja escasso em informação adicional, a agência Reuters acrescentou que o treino começará já em Agosto na Dinamarca, até que um centro de treino permanente seja estabelecido na Roménia, mas não se sabendo ainda quem fornecerá os aviões, nem em que moldes.
Linha de F-16 romenos, belgas e portugueses Foto de arquivo |
De acordo com declarações do ministro da Defesa dinamarquês, Troels Poulsen, país que tem liderado a iniciativa, juntamente com os Países Baixos, "no início do próximo ano já poderemos ver alguns resultados".
Notar que vários dos países que assinaram a Declaração, não operam (ou operaram) o sistema de armas F-16, mas comprometeram-se ainda assim na colaboração indirecta. A possibilidade de alargar a formação a outros modelos de caça, está também ainda em aberto, porquanto o fornecimento de F-16 para a Força Aérea Ucraniana não está ainda assegurado, embora a administração americana tenha finalmente levantado os entraves que colocou inicialmente.
O fornecimento de caças de 4ª Geração ocidentais é uma aspiração ucraniana de longa data, de forma a poder suportar o esforço de guerra, até agora realizado pelos caças MiG-29 e Su-27 e contrariar o maior poderio aéreo russo.
Quanto a Portugal, a assinatura da Declaração foi o reiterar da disponibilidade já antes manifestada. A FAP tem aliás experiência bastante recente na transferência de conhecimento para outras Forças, nomeadamente com o programa de alienação de F-16 para a Força Aérea Romena, que incluiu a formação do núcleo inicial de pilotos e técnicos, que agora operam a frota de caças naquele país do antigo Pacto de Varsóvia.
Embora tenha manifestado disponibilidade para cooperar no treino de pilotos e pessoal de terra para operar F-16, tanto Helena Carreiras, como o primeiro-ministro português António Costa, colocaram de parte a possibilidade de Portugal fornecer F-16 à Ucrânia, da frota ao serviço da Força Aérea Portuguesa.
segunda-feira, 10 de julho de 2023 às 19:18
UH-60A renovados pela Arista nos EUA Foto de arquivo da Arista |
Questionada em Comissão de Defesa Nacional em Junho pretérito, sobre os atrasos na entrega dos helicópteros, adquiridos ao abrigo do programa de dotação de meios próprios do Estado para o combate a incêndios florestais, Helena Carreiras revelou que a demora se deve aos "problemas que vivemos das cadeias logísticas". Relativamente aos Black Hawk, fez questão de frisar ainda, que o atraso na entrega dos mesmos não causou impacto no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), uma vez que não estava previsto integrarem o dispositivo de 2023.
Segundo a calendarização prevista, os Koala deveriam ter sido entregues ainda em 2022, depois de accionada a clausula de opção do contrato inicial em 2021, enquanto a chegada dos dois primeiros Black Hawk estava previsto acontecer durante o primeiro trimestre de 2023, segundo as condições do concurso de aquisição.
Os dois novos helicópteros ligeiros Koala juntar-se-ão assim aos cinco já em operação pela Esquadra 552, enquanto os Black Hawk, usados de médio porte, deverão previsivelmente integrar uma nova Esquadra de voo, a completar com mais quatro células fornecidas pela Arista dos EUA até 2025. De notar que o concurso destinado à aquisição dos restantes quatro helicópteros ligeiros no quadro acima, ficou sem propostas, não tendo sido adjudicada a sua compra, desde então.
No sentido inverso e durante a mesma sessão, Helena Carreiras foi ainda interpelada acerca da situação da frota Kamov ex-ANEPC e doada à Ucrânia, ao que a governante respondeu estar o processo de entrega pendente das autoridades ucranianas.
terça-feira, 4 de julho de 2023 às 19:01
Como referi na minha postagem anterior, a cidade de Bragança foi a escolhida para as comemorações do 71º Aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), para onde se mudou de armas e bagagens entre os dias 24 de Junho e 2 de Julho. Tirou a cidade da sua pacatez de cousas aeronáuticas, e terminou uma semana de actividades com um fantástico festival aéreo, onde deu devida conta do que é a sua missão em muitas dos vectores do Poder Aéreo, demonstrando desde o seu sistema de armas mais antigo, o vetusto Chipmunk, ao seu mais recente, o KC-390.
Ainda aqui tínhamos estado na semana anterior, para o Caretos Airshow 2023, para aqui voltarmos a este calor brutal do Estio, ao qual não podíamos faltar, para visitar a exposição estática, junto à Sé de Bragança, e depois, à tarde, ao aeródromo municipal, debaixo de uma tórrida «sombra que vem do céu», para assistir a um festival aéreo formidável (!), com que a FAP quis de algum modo mostrar o seu agradecimento à cidade de Bragança, e a toda a região, pela forma como foram recebidos.
Deixo-vos com algumas imagens desse dia.
Nota: O autor do texto/reportagem escreve na grafia antiga.