O primeiro avião KC-390 Millennium destinado à Força Aérea Portuguesa (FAP) regressou ontem 20 de Julho de 2023, ao Brasil e às instalações da Embraer em São José dos Campos, depois de vários meses em Portugal.
Apesar de ainda não ter sido entregue oficialmente à FAP, a aeronave esteve a operar a partir da Base Aérea nº11 em Beja, desde Março do corrente ano, em realização de testes e certificações de equipamentos específicos do modelo português/NATO, ostentando ainda a matrícula provisória PT-ZDK.
Concluídos os trabalhos, a aeronave regressou agora ao fabricante para aprontamentos finais, antes da entrega oficial prevista para o final de Setembro, quando receberá finalmente a matrícula 26901 da FAP.
O voo foi realizado, tal como em anteriores ocasiões, com escalas na ilha do Sal, em Cabo Verde e Recife, já no Brasil, onde foi captado por dois spotters locais, de que aqui apresentamos as imagens.
Aproximação à pista de Recife ao final do dia 20 de Julho Foto: Bruno Carvalho |
Foto: Bruno Carvalho |
O (ainda) PT-ZDK já na placa do aeroporto de Recife após a aterragem |
Após a recepção do primeiro KC-390, que irá equipar a Esquadra 506 "Rinocerontes", a Força Aérea Portuguesa tornar-se-á a segunda operadora do modelo, depois da Força Aérea Brasileira, que conta actualmente com uma frota de cinco aeronaves, totalizando cerca de 9000 horas de voo desde Setembro de 2019, para uma taxa de operacionalidade de aproximadamente 80% e mais de 99% de missões completas.
Agradecimentos: Valter Andrade, Bruno Carvalho e João Luís Zoobi
Sem comentários:
Enviar um comentário