sexta-feira, 14 de julho de 2023

SIMULADOR DE VOO DO KC-390 DA FAP CHEGA NO INÍCIO DE 2024 [M2422 - 54/2023]

Simulador do KC-390 Millennium                 Foto via FAB
De acordo com palavras do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (CEMFA), Gen. Cartaxo Alves, o simulador de voo do avião de transporte KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, chegará "no primeiro trimestre de 2024".

Falando na Conferência Força Aérea 5.3 em Beja, à margem do Beja Air Show, realizado na Base Aérea nº11, em Junho passado, sobre o programa de aquisição do avião de transporte que equipará em breve a Esquadra 506 da FAP, o General CEMFA adiantou ainda que a recepção do primeiro avião, que se encontra já em Portugal e completou a série de certificações específicas do modelo português/NATO, será feita no final de Setembro de 2023, enquanto o segundo avião, que está em fase final na linha de montagem na Embraer, será entregue até ao final de Março de 2024. 

O primeiro KC-390 destinado à FAP já em Beja, embora ainda com matrícula provisória PT-ZDK por ainda não ter sido aceite oficialmente
Alguns dias antes destas declarações, a 15 de Junho, a Embraer inaugurou o primeiro simulador do KC-390, em cerimónia realizada na Embraer Academy, na unidade Eugênio de Mello, localizada em São José dos Campos (São Paulo, Brasil), que contou com a presença de militares da Força Aérea Brasileira e da Força Aérea Portuguesa, além de representantes da Rheinmetall, fabricante do simulador, com sede na Alemanha.

O representante da FAP (terceiro da direita) com as individualidades na inauguração      Foto via FAB

Trata-se de um simulador Classe D, que permite a operação em condições normais e de emergência, com pacote para suporte em operações militares, simulando mais de 350 falhas dos sistemas da aeronave.

"O equipamento proporciona treinarmos os pilotos em circunstâncias que não faríamos normalmente ou porque seriam muito caras ou muito perigosas. Agora há a possibilidade de fazermos vários tipos de treinos numa mesma missão. Desse modo, o simulador modifica completamente a formação de um piloto”, explicou o Tenente-Brigadeiro do Ar Almeida, Comandante do Preparo.



Sem comentários:

Enviar um comentário