No passado dia 17 de Setembro realizou-se o penúltimo dia de bases abertas, integrado nas comemorações do 71º Aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP), desta feita, a Base Aérea nº5 (BA5), em Monte Real.
Num domingo bastante chuvoso, ainda assim com o sol a dar um arzinho da sua graça, a BA5 preparou-se para receber uma enchente de visitantes que se acumulou bem cedo na porta de armas, talvez uma hora antes, mesmo debaixo de chuva! Grupos familiares, aficionados ou simples curiosos de todas as idades, encheram a base e participaram nas inúmeras actividades, no interior dos hangares, mas também no exterior, apesar da chuva que como referi marcou uma presença constante durante parte do dia.
Nos hangares, e para além das diversas actividades para todos os gostos, e como também já é hábito, foi possível observar diversas nos hangares da linha da frente, aeronaves em diferentes fases de manutenção e interagir com pessoal militar das diferentes Especialidades, que para um público sempre muito atento foram explicando o trabalho altamente qualificado e de excelência que também naquela base aérea se efectua no aprontamento da frota F-16.
No exterior, e para além dos diferentes equipamentos e viaturas da Polícia Aérea, dos Sistema de Assistência e Socorros, e outros equipamento de apoio à Missão da base, regista-se a presença de diversas aeronaves históricas da BA5, e que nos permitiram a todos os aficionados e não só, viajar no tempo através das mais de seis décadas da sua existência.
A actividade aérea centrou-se, como não podia deixar de ser, na “prata da casa”, os F-16AM das Esquadras 201 “Falcões” e 301 “Jaguares”, que nos brindaram com algumas passagens em formação e mostra de capacidades de voo, num céu carregado de nuvens, muitas vezes plúmbeas, que acrescentava nuances fantásticas e nomeadamente de condensação das nas superfícies de voo das aeronaves.
Com muita pena nossa, não puderam os presentes voar, muitos deles pela primeira vez, no previsto C-130 da Esquadra 501 “Bisontes” que, por razões de força maior, operacionais, não puderam marcar presença.
Deixo-vos com algumas imagens desse dia.
Texto e fotografias: Rui "A-7" Ferreira
Entusiasta de Aviação
Nota: O autor do texto/reportagem escreve na grafia antiga.
6 Comentários:
Um texto exímio na explicação e fotos a condizer. Parabéns pelo "artigo" que espelha o que se passou.
Muito bom artigo como aliás é teu hábito! É pena que a meteo não tenha ajudado.
Óptima reportagem, concisa e precisa e excelentes fotos de jornalismo a sério!
Da minha parte, obrigado!
Boa reportagem e belíssimas imagens como sempre!
Un reportaje espectacular incluso en condiciones poco favorables.
Enhorabuena por un gran trabajo.
Muito obrigado! Esta coleção de imagens é excelente!
Enviar um comentário