Os textos publicados no Pássaro de Ferro, são da responsabilidade e autoria dos seus editores (António Luís e Paulo Mata) e colaboradores identificados, salvo indicação em contrário. O seu uso total ou parcial só poderá ser feito mediante a referência explícita ao seu autor e ao Pássaro de Ferro, ou sob sua autorização expressa!
Foi hoje partilhado através da conta da Sodarca Defense na plataforma Youtube, um vídeo com algumas imagens inéditas, do primeiro helicóptero HU-60 Black Hawk, destinado à Força Aérea Portuguesa (FAP).
No vídeo, que compila uma série de diferentes fotos e filmes, é possível ver imagens da progressão dos trabalhos de modernização, modificação e instalação do cockpit Ace Deck VL-60 com aviónicos Garmin G5000H, bem como o aspecto do helicóptero com a pintura antiga utilizada pelo US Army, e a evolução para o esquema a utilizar na FAP, entre outros pormenores de maior e menor interesse.
A fuselagem com número de série 701257, utiliza ainda a matrícula civil provisória N669JH, sendo contudo já visível a futura matrícula FAP 29801. Esta fuselagem serviu no Exército dos EUA como variante EH-60A Quick Fix II e registo 87-24669.
Na aplicação Flight Radar, o futuro 29801 da FAP tem o registo de quatro voos no dia 15 de Setembro de 2023, nos arredores de Enterprise, Alabama, EUA, onde se situam as instalações da Arista Aviation Services, a empresa vendedora e responsável pelas modernizações.
Não foi ainda anunciada data para a entrega dos dois primeiros helicópteros UH-60A, apesar de se prever que irá ocorrer até ao final de 2023.
Actualização 18/09/2023
Screenshot de vídeo da FAP
Já durante o dia de hoje, a Força Aérea Portuguesa divulgou no seu canal da plataforma Youtube, imagens adicionais, com aspectos dos helicópeteros num walkaround antes e depois das modernizações, nas instalações da Arista:
No texto que acompanha o vídeo no Canal da FAP no Youtube, pode ler-se:
"Os helicópteros UH-60 Black Hawk, adquiridos pela Força Aérea para melhorar a capacidade de resposta no combate aos incêndios florestais e outras operações militares, estão neste momento a passar por um processo de modernização extremamente significativo, que os transforma num helicóptero completamente atual.
A operação de requalificação inclui novos sistemas aviónicos, rádio e comunicações por satélite, além de toda a parte mecânica ter sido recondicionada. Por questões de segurança foram ainda incorporados sistema 'data' e 'voice recorder'.
O recondicionamento inclui ainda uma nova pintura ajustada às cores associadas à missão que terá ao serviço da Força Aérea.
Quase concluído o processo de modernização, prevê-se que o primeiro helicóptero aterre em Portugal no final do mês de outubro.
Estes helicópteros distinguem-se pela capacidade de transportar até 12 bombeiros e respetivos equipamentos, além da capacidade de carregar consigo perto de três mil litros de água, pelo que são recursos valiosos para o combate a incêndios florestais.
Além daquelas, estas aeronaves estarão aptas a cumprir outras missões militares, conferindo à Força Aérea uma maior flexibilidade nas suas operações.
O contrato com a Arista prevê a entrega gradual das seis aeronaves nos próximos três anos, garantindo que a Força Aérea esteja pronta para enfrentar futuros desafios. Além disso, o contrato prevê ainda a formação de seis pilotos e 27 mecânicos, garantindo o início da operação da aeronave pela Força Aérea Portuguesa.
Com quatro anos de manutenção no local e apoio logístico incluídos, a Força Aérea estará preparada para manter e operar os UH-60 Black Hawk de maneira eficiente.
Esse investimento, que advém do Plano de Recuperação e Resiliência do Governo português com o objetivo de dotar o Estado Português de meios próprios de combate a incêndios rurais, reflete o compromisso contínuo da Força Aérea em proteger o território nacional."
Entretanto, é possível ver um vídeo 360º do interior do 29801 em voo, pilotado pelos pilotos da Arista, partilhado na rede social Facebook:
Submarino de ataque da Marinha Russa da classe Novorossiysk em atravessamento da ZEE portuguesa a 3 de janeiro de 2025 Foto: FAP A For...
CRÉDITOS
Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário. Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
0 Comentários:
Enviar um comentário