A cerimónia de entrega do 26901 em Gavião Peixoto, Brasil Foto: Embraer |
O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa chegou ontem à Base Aérea nº11, em Beja, envergando já a matrícula da FAP sobre a bandeira nacional, sinal de que a aeronave teria sido já formalmente entregue pelo fabricante. A FAP avançou mesmo em comunicado de imprensa a propósito da chegada do aparelho, que o voo transatlântico desde o Brasil até Beja, foi "a primeira missão operacional do aparelho".
Na verdade, a entrada em serviço do primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, ocorreu após cerimónia realizada na última segunda-feira 16 de Outubro de 2023, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil. Segundo nota da Embraer, a aeronave foi "aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, contando com os equipamentos padrão da NATO já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP."
Foto: Embraer |
Na referida cerimónia, Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança salientou que “Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”.
O Brig. Gen João Nogueira (direita) na recepção simbólica do aparelho Foto: Embraer |
Já o o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390 referiu a propósito que “A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”.
Foto: Embraer |
O segundo KC-390 de um total de cinco, destinados à Esquadra 506 (Rinocerontes) da FAP, está já em fase avançada de montagem, devendo estar o primeiro voo para breve, apesar da entrega estar prevista apenas para o primeiro trimestre de 2024, tal como o simulador de voo do modelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário