Primeiro KC-390 da FAP aparentemente durante a escala em Cabo Verde Fotos: FAP |
Imagem: ADSB Exchange |
Segundo comunicado de imprensa divulgado pela instituição, "o voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início de operação da atividade operacional do KC-390 que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea." Isto deverá significar na prática, que o avião já foi formalmente aceite pela Força Aérea.
Publicação com vídeo da chegada a Beja na conta Instagram da Esquadra 506:
Fotos da primeira aterragem operacional do KC-390 em Beja, hoje 19 de Outubro de 2023
Aterrou às 16h30, na Base Aérea N.º 11, em Beja, o KC-390 🇵🇹 vindo do Brasil, naquela que foi a primeira missão operacional ao serviço da Força Aérea.
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) October 19, 2023
Este é o primeiro de cinco aviões adquiridos pelo Estado Português em 2019.
Saiba mais em: https://t.co/jH4lYRXN7v pic.twitter.com/tf6ZoKEkfg
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
A frota de KC-390 da FAP será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na BA11 e terá um total de cinco aeronaves, a receber até 2027 ao ritmo de uma por ano.
Foto: FAP |
Portugal torna-se assim o segundo operador mundial do KC-390, depois do Brasil, que por coincidência assinalou recentemente a passagem da marca das 10.000 horas voadas no mesmo modelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário