Os textos publicados no Pássaro de Ferro, são da responsabilidade e autoria dos seus editores (António Luís e Paulo Mata) e colaboradores identificados, salvo indicação em contrário. O seu uso total ou parcial só poderá ser feito mediante a referência explícita ao seu autor e ao Pássaro de Ferro, ou sob sua autorização expressa!
As forças em parada na cerimónia de criação da BA8 com os dois primeiros helicópteros Black Hawk em fundo Foto: FAP
A Força Aérea Portuguesa apresentou na sexta-feira 24 de novembro, em duas cerimónias distintas, a Base Aérea nº8 (BA8) e a Esquadra 551.
O estandarte do AM1 ainda visível nas forças em parada Foto: FAP
Nenhuma das duas é contudo novidade absoluta, dado que a agora BA8 é o anteriormente designado Aeródromo de Manobra nº1 (AM1) de Ovar, que foi reclassificado como Base Aérea, ao receber uma esquadra de voo permanente, no caso a Esquadra 551, que irá operar os recentemente recebidos helicópteros de combate a incêndios UH-60A Black Hawk.
Entrega do estandarte da BA8 pelo General CEMFA ao primeiro comandante, Cor. Sérgio Estrela Foto: FAP
A cerimónia de passagem do AM1 a BA8 foi presidida pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Cartaxo Alves, que empossou o Coronel Sérgio Estrela como primeiro comandante da nova unidade. Na ocasião foi igualmente apresentado o novo brasão da BA8, que apesar do reajuste na heráldica, herdou o lema do AM1 "Sou da forte Europa belicosa".
Brasão da BA8 Foto: FAP
Já a Esquadra 551, trata-se de uma reativação da esquadra de voo anteriormente sediada na BA6 - Montijo entre 1978 e 1986. Recebendo o cognome "Panteras" (a antiga Esquadra 551 não chegou a ter), apresentou um novo emblema e lema "Torna sereno e claro o ar escuro", retirado do Canto Segundo de "Os Lusíadas" de Luís de Camões.
Terá como missão principal executar missões de combate a incêndios florestais e de mobilidade aérea.
Entrega da flâmula da Esquadra 551 pelo general CEMFA ao comandante da Esquadra 551 Foto: FAP
Patch da Esquadra 551 entre 1978 e 1986
Novo emblema da Esquadra 551 - Panteras
Na cerimónia, igualmente presidida pelo General CEMFA, foi empossado como comandante o Major João Inês, que no seu discurso de tomada de posse, sublinhou que "combater incêndios será certamente a missão mais perigosa que a Força Aérea fará em tempos de paz".
O comandante da Esquadra 551, Maj. João Inês no discurso Foto: FAP
Chipmunk Mk.20 com a pintura azul comemorativa dos 70 anos de serviço, em formação com outro na última versão da pintura standard da frota, ...
CRÉDITOS
Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário. Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
1 Comentários:
Parabéns a todos, em especial ao Eduardo Cruz, pelos magníficos perfis no Black Hawk dos "Panteras" ... teremos esquadra para o Tiger Meet??
Enviar um comentário