sábado, 25 de novembro de 2023

FORÇA AÉREA APRESENTA BASE AÉRA Nº8 E ESQUADRA 551- atualizado com vídeo [M2451 – 83/2023]

As forças em parada na cerimónia de criação da BA8 com os dois primeiros helicópteros Black Hawk em fundo Foto: FAP

A Força Aérea Portuguesa apresentou na sexta-feira 24 de novembro, em duas cerimónias distintas, a Base Aérea nº8 (BA8) e a Esquadra 551.

O estandarte do AM1 ainda visível nas forças em parada    Foto: FAP

Nenhuma das duas é contudo novidade absoluta, dado que a agora BA8 é o anteriormente designado Aeródromo de Manobra nº1 (AM1) de Ovar, que foi reclassificado como Base Aérea, ao receber uma esquadra de voo permanente, no caso a Esquadra 551, que irá operar os recentemente recebidos helicópteros de combate a incêndios UH-60A Black Hawk.

Entrega do estandarte da BA8 pelo General CEMFA ao primeiro comandante, Cor. Sérgio Estrela     Foto: FAP

A cerimónia de passagem do AM1 a BA8 foi presidida pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Cartaxo Alves, que empossou o Coronel Sérgio Estrela como primeiro comandante da nova unidade. Na ocasião foi igualmente apresentado o novo brasão da BA8, que apesar do reajuste na heráldica, herdou o lema do AM1 "Sou da forte Europa belicosa".

Brasão da BA8    Foto: FAP

Já a Esquadra 551, trata-se de uma reativação da esquadra de voo anteriormente sediada na BA6 - Montijo entre 1978 e 1986. Recebendo o cognome  "Panteras" (a antiga Esquadra 551 não chegou a ter), apresentou um novo emblema e lema "Torna sereno e claro o ar escuro", retirado do Canto Segundo de "Os Lusíadas" de Luís de Camões.

Terá como missão principal executar missões de combate a incêndios florestais e de mobilidade aérea.

Entrega da flâmula da Esquadra 551 pelo general CEMFA ao comandante da Esquadra 551  Foto: FAP

Patch da Esquadra 551 entre 1978 e 1986

Novo emblema da Esquadra 551 - Panteras

Na cerimónia, igualmente presidida pelo General CEMFA, foi empossado como comandante o Major João Inês, que no seu discurso de tomada de posse, sublinhou que "combater incêndios será certamente a missão mais perigosa que a Força Aérea fará em tempos de paz".

O comandante da Esquadra 551, Maj. João Inês no discurso   Foto: FAP

A Esquadra 551 está para já dotada com dois helicópteros UH-60A Black Hawk modernizados de um total de seis, que irá receber até 2026. Até então as tripulações estarão empenhadas numa fase rigorosa de treino, de forma a edificar a capacidade operacional da Esquadra, com todas as condições de segurança.

General CEMFA e Comandante da Esq. 551 com o perfil dos Black Hawk que equipam a Esquadra  Foto: FAP

Foto "de família" da Esquadra 551 e elementos do EMFA e BA8 em frente a um dos Black Hawk da unidade  Foto. FAP


Vídeo das duas cerimónias na BA8





1 comentário:

  1. Parabéns a todos, em especial ao Eduardo Cruz, pelos magníficos perfis no Black Hawk dos "Panteras" ... teremos esquadra para o Tiger Meet??

    ResponderEliminar