domingo, 31 de dezembro de 2023

Centro Multinacional de Formação de Helicópteros com Capacidade Operacional Inicial em Sintra [M2455 – 87/2023]


Demonstração de helicópteros da FAP na cerimónia de transferência do MHTC para Sintra   Fotos: FAP/MDN

No dia 1 de janeiro de 2024 o Centro Multinacional de Formação de Helicópteros (MHTC), sediado na Base Aérea n.º 1 em Sintra, atingirá a Capacidade Operacional Inicial. A Capacidade Operacional Plena deverá ser alcançada em 2026. 

MHTC na BA1 em Sintra     Foto via MDN

O centro MHTC visa o desenvolvimento de capacidades militares de aeronaves de asa rotativa, reunindo diversas valências num centro multidisciplinar, incluindo simuladores de voo, para formação prática e doutrinária, e formação de instrutores. Ficará instalado em Portugal por um período mínimo de 15 anos. É um projeto da EDA do qual Portugal é agora o país anfitrião, disponibilizando as instalações e acolhendo os participantes dos 14 estados-membro.

Os programas de treino para helicópteros da EDA

Os helicópteros são um dos principais facilitadores das operações militares atuais, fornecendo capacidades de transporte e combate em todos os tipos de terreno.

Sem equivalente na NATO, os programas de helicópteros da EDA incluíram diversas actividades de formação, incluindo cursos de táctica, guerra electrónica e planeamento de Operações Aéreas Compostas - COMAO, exercícios multinacionais e um simpósio anual sobre tácticas de helicópteros.

Estas atividades visam melhorar a interoperabilidade entre as frotas de helicópteros europeus e promover formação para as tripulações e pessoal de terra em tácticas da guerra em operações modernas. Envolvem regularmente a participação de pessoal e meios das Força Aéreas, do Exército e da Marinha, incluindo helicópteros, jatos rápidos, aeronaves de transporte, equipamento de defesa aérea e tropas terrestres. 

Visitas ao MHTC em Sintra     Foto via MDN

“Os programas de helicópteros da EDA são um excelente exemplo da cooperação europeia em matéria de defesa”, disse o Chefe do Executivo da EDA, Jiří Šedivý, durante a cerimónia de transferência realizada em 28 de novembro de 2023, que contou com a presença da Ministra da Defesa de Portugal, Helena Carreiras, bem como de autoridades militares e civis de Portugal e dos países pertencentes aos programas de helicópteros da EDA e do MHTC. “A cooperação reforçada é uma necessidade se quisermos aumentar a prontidão, fortalecer a resiliência e modernizar as nossas Forças Armadas”, acrescentou. 

A Ministra da Defesa, Helena Carreiras por sua vez afirmou que: “O nosso compromisso conjunto para melhorar os projectos de defesa europeus, como o Centro Multinacional de Formação de Helicópteros, reflecte uma abordagem virada para o futuro, enfatizando a interoperabilidade e a preparação da cooperação”, acrescentando ainda "Somos capazes de responder em conjunto de forma mais eficaz aos desafios de segurança colectiva e, portanto, contribuir para um cenário europeu mais seguro e estável."

Após a cerimónia, os helicópteros realizaram uma demonstração de recuperação de pessoal envolvendo um AW-119 Koala e um EH-101 Merlin.

A EDA lançou as suas actividades de formação em helicópteros em 2008. Ajudou a colmatar uma lacuna de capacidades evidenciada pelas deficiências identificadas durante as missões europeias no Afeganistão e nos Balcãs, quando o pessoal militar não tinha conhecimentos em tácticas de helicóptero, e porque alguns Estados-Membros necessitavam de formação adicional à medida que mudavam de helicópteros da era soviética para modelos ocidentais mais recentes.  

São fundadores do MHTC: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Países Baixos, República Checa, Sérvia e Suécia.

Programas de treino de helicóptero da EDA em números

Entre 2009 e 2023, os exercícios da EDA mobilizaram mais de 340 helicópteros, 2.325 tripulantes e mais de 15.000 militares. Um total de 1.050 tripulantes de 20 países diferentes graduaram-se no Curso de Tática de Helicóptero da EDA ao longo das suas 81 edições. Além disso, 163 tripulantes de helicópteros de 10 países diferentes graduaram-se no Curso de Instrutores de Táticas de Helicóptero ao longo de suas nove edições

O 14º e último Simpósio de Táticas de Helicópteros da EDA ocorreu no início de novembro, quando cerca de 70 especialistas de 15 países europeus, incluindo a Ucrânia, bem como representantes da NATO, se reuniram para esse evento.

No total, instrutores militares e elementos da indústria aeronáutica ministraram mais de 20 cursos de planeamento de Guerra Eletrónica e Operações Aéreas Compostas. Além disso, a EDA criou os seus próprios Procedimentos Operacionais Padrão para helicópteros, que são a base para todo o treino e ajudam a promover a standardização e a melhorar os níveis de interoperabilidade.


Infografia: EDA

Todas estas atividades foram ministradas em toda a Europa, embora o treino em terra e em simulador tenha sido realizado exclusivamente no centro de treino de helicópteros da EDA, anteriormente localizado no Reino Unido, e desde 2020 em Portugal.

Além disso, durante a última década e meia, a EDA forneceu uma filosofia de treino de helicópteros e actividades que proporcionaram resultados valiosos, tangíveis e imediatos aos Estados-Membros, e que apoiaram a melhoria da capacidade dos helicópteros europeus e da interoperabilidade de tripulações de helicópteros.

A EDA como catalisadora

Mesmo com o sucesso da EDA na formação de helicópteros, o Chefe do Executivo, Šedivý, sublinhou o papel mais amplo da Agência no estabelecimento da cooperação em defesa na União Europeia. A principal tarefa da EDA não é ser um instituto de formação, mas sim um catalisador de actividades cooperativas, disse. 

“Estamos aqui para lançar iniciativas que possam proporcionar um valor acrescentado aos Estados-Membros. Quando atingem um nível de maturidade suficiente, transferimo-los para Estados-Membros ou organizações multinacionais dispostos e capazes, permitindo que a AED liberte recursos e se concentre no desenvolvimento de novas iniciativas», acrescentou Šedivý. 

A Agência Europeia de Defesa (European Defense Agency - EDA) entregou por isso agora os seus programas de formação de helicópteros de longa duração, a um centro dedicado em Portugal, marcando o fim de um dos empreendimentos de maior sucesso da Agência, nos seus 19 anos de história. 

Fonte: EDA e Ministério da Defesa
Adaptação: Pássaro de Ferro


Sem comentários:

Enviar um comentário