terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A-29 SUPER TUCANO BRASILEIROS INTERCEPTAM AERONAVE SUSPEITA (com vídeo) [M2459 – 04/2024]

Parelha de A-29 Super Tucano

A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou, na manhã desta segunda-feira 29 de Janeiro de 2024,  a cerca de 110 km a oeste de Boa Vista, capital do estado de Roraima, uma aeronave  Cessna 182, em suspeita de tráfego aéreo ilícito na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), espaço sobrejacente e adjacente à Terra Indígena Yanomami, no oeste do país.

Cessna 182 suspeito e  A-29 Super Tucano durante a intercepção, filmado pelo asa   Foto: FAB

A aeronave estava a ser monitorizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela Polícia Federal, e por não estar a cumprir as regras da ZIDA, foi classificada como suspeita, pelo que a defesa aérea seguiu o protocolo das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, enviando uma parelha de A-29 Super Tucano para a interceptar.

Após num primeiro momento a aeronave suspeita desobedecer às ordens do piloto de um dos A-29 Super Tucano mobilizados para a intercepção, este viu-se obrigado a realizar disparos de aviso,  após o que, a primeira acabaria por aterrar numa pista de terra. 

Vídeo da intercepção, com disparos vistos através da mira do Super Tucano:

Um helicóptero H-60 Black Hawk, também foi empenhado no transporte de militares do Grupamento de Segurança e Defesa da Base Aérea de Boa Vista (GSD-BV) e de Agentes da Polícia. Posteriormente à realização das Medidas de Controle de Solo (MCS), a Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave. O piloto evadiu-se para a zona de mata circundante ao local da aterragem, encontrando-se ainda a monte. 

Polícia Federal no local da aterragem    Foto via Agência Força Aérea

A FAB empenhou ainda aeronaves E-99, R-99, de Alerta Aéreo Antecipado e Controlo, na missão conjunta com a Polícia Federal brasileira.

O Brasil tem em vigor a chamada "Lei do Abate" (Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004), que define as regras de empenhamento no combate ao tráfico de drogas através de aeronaves e que permite em certas circunstâncias, disparar e abater aeronaves em transgressão.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>