Os textos publicados no Pássaro de Ferro, são da responsabilidade e autoria dos seus editores (António Luís e Paulo Mata) e colaboradores identificados, salvo indicação em contrário. O seu uso total ou parcial só poderá ser feito mediante a referência explícita ao seu autor e ao Pássaro de Ferro, ou sob sua autorização expressa!
O recuperador-salvador num EH101 Merlin da Esquadra 751 da FAP
O site Vertical Helicast, pertencente ao grupo da revista Vertical Magazine - a mais importante publicação mundial dedicada a aeronaves de asas rotativas - publicou recentemente em dois podcasts da secção "Real Resq", a entrevista realizado ao SAj Ivo Pinto da Força Aérea Portuguesa, que hoje aqui partilhamos.
O SAj Ivo Pinto num SE3160 Alouette III da Esquadra 552, aeronave entretanto já retirada de serviço
...e em missão CSAR durante um exercício Hot Blade
O SAj Ivo Pinto é recuperador-salvador, primeiro na Esquadra 552 com o Alouette III e actualmente na Esquadra 751, que opera o helicóptero EH101 Merlin. É ainda instrutor nível prata de táticas de helicópteros do MHTC e presidente da Eurorsa - Rescue Swimmers Association.
Razões mais que suficientes por isso, para ter muitas histórias para contar e nós para ouvir com atenção.
"PARA QUE OUTROS VIVAM" (o lema da Esquadra 751)... é indispensável que ALGUNS SIRVAM! São poucos, estes últimos, mas cumprem uma missão essencial, muito complexa, tecnicamente exigente e que exige coragem e dedicação absolutamente fora do comum. O SAj Ivo Pinto é um desses poucos mas essenciais, indispensáveis até...! Muitos parabéns ao Camarada SAj Pinto e a todos os demais operacionais da 751 (e também da 552) e o meu MUITO OBRIGADO pelo vosso incrível trabalho. Um abraço cordial. P.S. Julgo que tive o privilégio de ter partilhado algum tempo de serviço com o então Cabo Ivo Pinto, no Comando OTAN em Lisboa (estive colocado na OPD, no JCL desde AGO 06 a SET 09) e guardo igualmente uma recordação de um impecável desempenho deste senhor).
E obrigado também ao Paulo Mata, pela partilha dos 2 podcasts do site Vertical Helicast relativos a esta missão da FAP. A divulgação do trabalho deste e de outros Militares, em prol de todos, é de enorme importância.
Chipmunk Mk.20 com a pintura azul comemorativa dos 70 anos de serviço, em formação com outro na última versão da pintura standard da frota, ...
CRÉDITOS
Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário. Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
2 Comentários:
"PARA QUE OUTROS VIVAM" (o lema da Esquadra 751)... é indispensável que ALGUNS SIRVAM! São poucos, estes últimos, mas cumprem uma missão essencial, muito complexa, tecnicamente exigente e que exige coragem e dedicação absolutamente fora do comum. O SAj Ivo Pinto é um desses poucos mas essenciais, indispensáveis até...! Muitos parabéns ao Camarada SAj Pinto e a todos os demais operacionais da 751 (e também da 552) e o meu MUITO OBRIGADO pelo vosso incrível trabalho.
Um abraço cordial.
P.S. Julgo que tive o privilégio de ter partilhado algum tempo de serviço com o então Cabo Ivo Pinto, no Comando OTAN em Lisboa (estive colocado na OPD, no JCL desde AGO 06 a SET 09) e guardo igualmente uma recordação de um impecável desempenho deste senhor).
E obrigado também ao Paulo Mata, pela partilha dos 2 podcasts do site Vertical Helicast relativos a esta missão da FAP. A divulgação do trabalho deste e de outros Militares, em prol de todos, é de enorme importância.
Enviar um comentário