segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

ENTREVISTA A RECUPERADOR-SALVADOR DA FAP EM PODCAST DA VERTICAL MAGAZINE - podcast [M2456 – 01/2024]

O recuperador-salvador num EH101 Merlin da Esquadra 751 da FAP

O site Vertical Helicast, pertencente ao grupo da revista Vertical Magazine - a mais importante publicação mundial dedicada a aeronaves de asas rotativas - publicou recentemente em dois podcasts da secção "Real Resq", a entrevista realizado ao SAj Ivo Pinto da Força Aérea Portuguesa, que hoje aqui partilhamos.

O SAj Ivo Pinto num SE3160 Alouette III da Esquadra 552, aeronave entretanto já retirada de serviço

...e em missão CSAR durante um exercício Hot Blade

O SAj Ivo Pinto é recuperador-salvador, primeiro na Esquadra 552 com o Alouette III e actualmente na Esquadra 751, que opera o helicóptero EH101 Merlin. É ainda instrutor nível prata de táticas de helicópteros do MHTC e presidente da Eurorsa - Rescue Swimmers Association. 

Razões mais que suficientes por isso, para ter muitas histórias para contar e nós para ouvir com atenção.

Parte 1

Parte 2



2 comentários:

  1. "PARA QUE OUTROS VIVAM" (o lema da Esquadra 751)... é indispensável que ALGUNS SIRVAM! São poucos, estes últimos, mas cumprem uma missão essencial, muito complexa, tecnicamente exigente e que exige coragem e dedicação absolutamente fora do comum. O SAj Ivo Pinto é um desses poucos mas essenciais, indispensáveis até...! Muitos parabéns ao Camarada SAj Pinto e a todos os demais operacionais da 751 (e também da 552) e o meu MUITO OBRIGADO pelo vosso incrível trabalho.
    Um abraço cordial.
    P.S. Julgo que tive o privilégio de ter partilhado algum tempo de serviço com o então Cabo Ivo Pinto, no Comando OTAN em Lisboa (estive colocado na OPD, no JCL desde AGO 06 a SET 09) e guardo igualmente uma recordação de um impecável desempenho deste senhor).

    ResponderEliminar
  2. E obrigado também ao Paulo Mata, pela partilha dos 2 podcasts do site Vertical Helicast relativos a esta missão da FAP. A divulgação do trabalho deste e de outros Militares, em prol de todos, é de enorme importância.

    ResponderEliminar