Lynx Mk.95A da EHM (n/c 19205) ostentando o emblema do destacamento Haddock Foto: Marinha Portuguesa |
O destacamento "Haddock" da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM) e o seu Lynx Mk.95A terminaram na semana passada o Fleet Operational Standards and Training (FOST) em águas britânicas, embarcados na fragata NRP D. Francisco de Almeida.
Envolvendo militares de diversas marinhas aliadas, quer na estrutura do FOST, quer com navios no mesmo treino, esta missão "reforçou os laços de cooperação com países como o Reino Unido, Países Baixos e a Noruega, promovendo um maior nível interoperabilidade, elementos críticos para enfrentar os atuais desafios de segurança marítima a nível internacional", pode ler-se na nota de imprensa da Marinha Portuguesa. Sendo a "experiência adquirida durante as seis semanas de treino fundamental, para elevar a capacidade do navio a novos patamares de performance no mar."
Fragata NRP D. Francisco de Almeida Foto: Marinha Portuguesa |
O FOST é um treino avaliado, sendo considerado o expoente máximo da preparação operacional de um navio de guerra, "representando também uma jornada que fortalece a coesão e o espírito de equipa das guarnições que o realizam".
O Portuguese Operational Sea Training (POST) é, ainda de acordo com a Armada, "um investimento vital na prontidão operacional do NRP D. Francisco de Almeida para qualquer tipologia de missão em qualquer ponto do mundo e em que cada membro da guarnição demonstrou um compromisso inabalável para com a segurança e a soberania de Portugal, espelhando a missão da Marinha Portuguesa."
Pois mas faltam os ESSM nas fragatas Bartololeu Dias e tambem so modernizaram 2 dos sonares dos Lynx mk 95 a .Realmente a nossa defesa nacional esta bem entregue...
ResponderEliminarE... Mais um fantástico logotipo para o Flight recriado pelo punho do Eduardo Cruz, desta feita o velhinho Capitão Haddock...
ResponderEliminarAd hoc, portanto ;-)
ResponderEliminar