quarta-feira, 17 de julho de 2024

DIA DA BASE AÉREA Nº8 ABERTA [M2517 - 61/2024]

De alguns anos a esta parte, a Força Aérea Portuguesa (FAP) abre as suas unidades aéreas ao público, juntando a comemoração dos seus aniversários e, simultaneamente, a possibilidade de o “comum cidadão” poder entrar e ver e sentir de mais perto, a operação dos meios aéreos e o pulsar de uma unidade militar operacional.

A-7P junto à Porta de Armas da BA8.

Alpha Jet 

No passado domingo, dia 14 de julho de 2024 e apesar dos tons cinzentos do céu, a Base Aérea nº8 de Maceda - Ovar que é a mais recente Base Aérea nacional e pela primeira vez como tal, abriu as suas portas a mais de trinta mil pessoas (dados da FAP) para que estas pudessem ver a evolução dos meios aéreos nela sedeados e outros da Força Aérea que, entretanto, se associaram e conhecer fisicamente a unidade que surge "escondida" no meio de um magnífico Pinhal, a escassas centenas de metros do mar.

Esta abertura insere-se no programa das comemorações oficiais dos 72 anos da arma aérea nacional.

Nela está sedeada a Esquadra 551 "Panteras" e o destacamento de um helicóptero AW-119 Koala da Esquadra 552 "Zangões" para missões SAR -Search And Rescue/Busca e Salvamento, qualquer deles com excelentes exibições das suas capacidades bem como de todos os que os operam e tornam tudo possível.

Fica o registo fotográfico do dia, com destaque para o fotógrafo, ”Nuno Reis, de apenas 10 anos de idade, que se tornou o mais novo colaborador do Pássaro de Ferro!


C-130H que protagonizaram os habituais batismos de voo que já são uma marca dos dias de Base Aberta.

Uavision Ogassa OGS 42N/VN


 

AW-119 Koala

P-3C Cup+

TB-30 Epsílon






UH-60 "Black Hawk"

A parelha F-16M em QRA (15104 e 15112), vinda de Monte Real, juntou-se ao evento, sempre com a sua nota bastante ruidosa e cheia de potência.

Edição: Pássaro de Ferro
Fotografia: Eduardo Cruz, Fernando Reis, Nuno Reis e Rui Ferreira









3 comentários: