sábado, 6 de julho de 2024

SACADURA CABRAL PROMOVIDO A CONTRA-ALMIRANTE A TÍTULO PÓSTUMO [M2513 - 57/2024]

Busto de Sacadura Cabral junto à réplica do "Santa Cruz" no pólo do Museu do Ar em Alverca, aeronave em que completou a ligação aérea Lisboa-Rio de Janeiro em 1922
 

O Capitão-de-Fragata Artur de Sacadura Freire Cabral, foi promovido por distinção a título póstumo, ao posto de Contra-Almirante, através do Decreto do Presidente da República n.º 57/2024, de 3 de julho, homologando deliberação de 14 de julho de 2023 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 5 de junho de 2024.

Esta distinção é atribuída quando decorre um século sobre o desaparecimento daquele que foi um dos dois protagonistas da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, feito maior pelo qual ficou conhecido na História.

O agora Contra-Almirante Sacadura Cabral foi além disso um dos dois primeiros aviadores navais portugueses, bem como fundador da Aviação Naval da Marinha Portuguesa em 1917. Viria a desaparecer a 15 de novembro de 1924 no Mar do Norte, quando realizava o voo de entrega desde Amesterdão, nos Países Baixos, a bordo de um de cinco hidroaviões Fokker T.III então adquiridos.




Sem comentários:

Enviar um comentário