sexta-feira, 30 de agosto de 2024

ACIDENTE COM HELICÓPTERO DE COMBATE A INCÊNDIOS - Comunicado do Ministério da Defesa [M2522 - 66/2024]

O Ministério da Defesa emitiu um comunicado ao final do dia de hoje, 30 de agosto de 2024, acerca do acidente no rio Douro, com o helicóptero AS 350B3 Ecureuil matrícula EC-LBV, ao serviço do DECIR, e que passamos a transcrever:

"O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, lamenta a perda das vidas de quatro militares da GNR, após a aeronave de combate a incêndios onde seguiam ter caído à água no rio Douro, em Cambres, no concelho de Lamego. 

A Autoridade Marítima Nacional, através do Capitão de Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro, encontra-se a coordenar as buscas por um militar da GNR que seguia também no helicóptero e que se encontra ainda desaparecido.

Na sequência de um alerta recebido pelas 12h36, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a reportar para a queda de uma aeronave, estão empenhados, no rio e em terra, elementos dos Bombeiros Voluntários de Resende, de Lamego, de Peso da Régua, Castelo de Paiva, Cruz Branca de Vila Real, de Mesão Frio e de Armamar. Por rio, encontram-se também empenhados elementos do Grupo de Mergulho Forense (GMF) da Polícia Marítima e, por terra, do Comando-local da Polícia Marítima do Douro, da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima, do Centro de Tropas de Operações Especiais do Exército, localizado em Lamego, da Proteção Civil e da GNR, estes dois últimos com o apoio de drones. 

No helicóptero seguiam seis pessoas. O piloto da aeronave foi resgatado com vida por uma embarcação de recreio e posteriormente transportado para uma unidade hospitalar. Os Gabinetes de Psicologia da Polícia Marítima e do INEM foram ativados e encontram-se a prestar apoio aos familiares das vítimas. 

O Ministro da Defesa Nacional apresenta sentidas condolências às famílias das vítimas e à GNR e saúda o empenho e os esforços das equipas de resgate em cumprimento das obrigações de busca e salvamento."



terça-feira, 20 de agosto de 2024

EXÉRCITO PORTUGUÊS TREINA NA ROMÉNIA COM FORÇAS LOCAIS [M2521 - 65/2024]

As tropas de Operações Especiais do Exército Português em treino com IAR330 romeno   Foto: Exército Português

A 7.ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais realizou um treino conjunto e combinado de Operações Aéreas, lado a lado com forças congéneres Romenas e com a Força Aérea Romena, na passada semana, de acordo com nota de imprensa do Estado Maior General das Forças Armadas no dia 14 de agosto.

Fotos: Exército Português

O treino envolveu duas Unidades Táticas e uma Esquadra: duas Special Operations Land Task Units (SOLTU) e uma Esquadra da Força Aérea romena. Consistiu no uso de técnicas especiais de inserção e extração, rappel e Fast Rope Insertion Extraction System (FRIES), com o recurso a um helicóptero Puma IAR 330 Puma da Força Aérea Romena. 

Fotos: Exército Português

A operações realizam-se de noite ou em condições de visibilidade reduzida, em zonas restritas de difícil acesso que impediam a aterragem vertical dos meios de asa rotativa e em território controlado pela força opositora. ​

Foto: Exército Português

O Contingente Nacional Destacado na Roménia, incluindo a 5.ª Força Nacional Destacada - Companhia de Atiradores Mecanizada, recebeu além disso a visita do Comandante das Forças Terrestres do Exército, Tenente-General Rui Ferreira, que assistiu a diversos exercícios entre as Forças Nacionais e Forças de outros Contingentes de países da NATO presentes no Teatro de Operações da Roménia.

O Gen. Rui Ferreira à direita      Foto: EMGFA

À margem dessa visita, o Gen. Rui Ferreira manteve reuniões de trabalho com o Estado-Maior das Forças Terrestres Romeno, em Bucareste, com a 4ª Divisão de Infantaria, em Cluj-Napoca, e a Academia Militar em Sibiu.




sexta-feira, 9 de agosto de 2024

ENTREGA À FAP DO QUARTO P-3 EX-MARINHA ALEMÃ [M2520 - 64/2024]

Chegada do 24816 à BA11 em Beja       Foto: FAP
O quarto de seis P-3C Orion de patrulhamento marítimo, adquiridos pelo Estado português à Alemanha, chegou hoje 9 de agosto de 2024, ao início da tarde à nova casa na Base Aérea nº11, em Beja.


Chegada do 24816 a Nordholz após o voo de experiência no dia 8 de agosto de 2024, na véspera da entrega a Portugal

Segundo nota de imprensa da Força Aérea Portuguesa, trata-se da "última aeronave a requerer trabalhos de aprontamento prévios", que foram garantidos "por equipas de manutenção da Força Aérea destacadas na Alemanha entre os meses de junho e agosto, resultado do extraordinário desempenho dos seus elementos e da estreita colaboração entre todas as partes envolvidas, tanto de Portugal como da Alemanha".

Pessoal envolvido no aprontamento do "16" em Nordholz      Foto: FAP
Voo do KC-390 da FAP até Nordholz em apoio logístico à operação de entrega do P-3 n/c 24816  Imagem: ADSB

Rota do "16" na entrega desde a base aeronaval da Marinha Alemã em Nordholz   Imagem: ADSB Exchange

Ficam assim por entregar os dois P-3 (n/c 60+03 e 60+04) atualmente ainda ao serviço da Marinha Alemã, operação que está prevista apenas para 2025, mas que por estarem operacionais, não necessitarão dos referidos "aprontamentos prévios".

A frota de P-3 da Esquadra 601 - Lobos, compreende por isso agora cinco P-3C CUP+ (n/c 14807 a 11) e quatro P-3C CUP II (n/c 14814 a 17), até perfazer um total final de onze, com a chegada dos dois restantes por entregar (CUP II n/c 14812 e 13). 

O pacote de aquisição da frota P-3C CUP II da Marinha Alemã inclui além das seis aeronaves,  conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos.

Em paralelo, está igualmente a decorrer no Canadá até 2025, a atualização dos sistemas de missão na frota CUP+.

Não está ainda claro em que moldes irão os dois modelos de P-3 dos Lobos operar no futuro, nem se todas as células adquiridas à Alemanha irão ter uso operacional.

A Esquadra 601 está incumbida de realizar missões de patrulhamento marítimo, Vigilância e Reconhecimento e Busca e Salvamento.



ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>