Hangar da ACE Aeronautics de onde deverão sair as 3 células portuguesas Foto: ACE Aeronautics LLC |
A Força Aérea Portuguesa irá receber mais três helicópteros médios Black Hawk para o combate a incêndios.
Segundo o contrato celebrado no passado dia 6 de setembro, a ACE Aeronautics LLC irá fornecer três células UH-60L Black Hawk, modernizadas, de acordo com o caderno de encargos do concurso para a aquisição de três Helicópteros Bombardeiros Médios (HEBM), que terminou a 30 de abril de 2024.
O preço da proposta vencedora é de cerca de 20,985 M EUR, dos quais 18,985M são referentes aos equipamentos e 1.5M para a formação de seis pilotos, com os restantes 500K EUR para instrução de 18 mecânicos.
Estes três UH-60L serão assim a adicionar à frota de seis UH-60A, já contratada à Arista em 2022, e para a qual a ACE Aeronautics presta igualmente serviços de instalação de equipamentos.
Tal como o Pássaro de Ferro oportunamente informou, este concurso para três HEBM surgiu em substituição do concurso para a aquisição de quatro HEBL, que ficou sem licitações, tendo por isso as verbas sido canalizadas para o presente contrato.
O primeiro helicóptero deverá ser entregue até ao final de junho de 2025, bem como a formação dos primeiros 3 pilotos e 9 mecânicos, com a última entrega e formação das restantes tripulações e pessoal de terra, até um ano depois.
Sem comentários:
Enviar um comentário