P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa |
A frota de aviões de patrulhamento marítimo P-3C CUP+ Orion da Força Aérea Portuguesa, já em processo de atualização de sistemas comunicações e missão pela General Dynamics Mission Systems-Canada, irá receber também uma modernização do sistema de acústicos.
A operação será realizada através de um aditamento ao contrato em vigor com o Governo do Canadá - representado pela Canadian Commercial Corporation- devido à "necessidade de modernizar o sistema de acústicos, de forma a assegurar a capacidade, e acompanhar a evolução tecnológica das ameaças, e assim mitigar a situação atual de obsolescência deste sistema, decorrente da idade, limitações de suporte e desempenho", tal como se pode ler no Despacho do Ministério da Defesa de 23 de outubro, que autoriza a despesa adicional de 6,265M EUR e reprogramação dos encargos plurianuais com o programa, até 2026.
A Esquadra 601 - Lobos opera um total de cinco células P-3C CUP+, às quais se referem os trabalhos agora aprovados. Já a frota de P-3C CUP II recentemente adquirida à Marinha Alemã, está em diferentes estágios de modernização MLU e de condição das células, não sendo ainda claro qual será o seu futuro.
1 Comentários:
O CEMFA disse quer 11 P-3 a voar e a operar na nossa zee ... possivelmen-re 2 esquadras uma em beja ba 11 e outra nas lages ba 4 veremos...
Enviar um comentário